O dia 8 de agosto é considerado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, e essa é uma campanha que carrega consigo muita importância. O colesterol é um composto orgânico complexo vital para o funcionamento do organismo. Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, o colesterol está presente no sangue e em todos os tecidos, e ele contribui para a produção do hormônio cortisol e dos hormônios sexuais, de vitamina D, de ácidos envolvidos na digestão de gorduras e também tem papel importante na estrutura e regeneração das células dos animais.
Boa parte do colesterol no corpo humano é produzido pelo próprio organismo, mas é possível adquiri-lo em alimentos como ovos, carnes e leite integral. Para além da importância do colesterol, é necessário falarmos dos perigos que o colesterol alto pode trazer. O colesterol alto é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto. No Brasil, cerca de quatro entre 10 pessoas adultas têm um nível alterado de colesterol, de acordo com o Ministério da Saúde.
Tipos de colesterol
Você, provavelmente, já ouviu falar em “colesterol bom” e “colesterol ruim”. Esses são termos comuns para o HDL e o LDL, dois tipos diferentes do lipídio.
O Portal Gov.br diz que, por ser um tipo de gordura, o colesterol precisa se ligar a uma proteína para ser transportado no sangue, formando assim a lipoproteína de baixa densidade (LDL) e a lipoproteína de alta densidade (HDL). O HDL é chamado de “bom” colesterol pois carrega o colesterol dos tecidos do corpo para o fígado, e assim é eliminado do corpo através da bile e facilita a “limpeza” das artérias. Já o LDL é conhecido como o “mau” colesterol, pois faz o contrário do LDL, ou seja, leva o colesterol do fígado para os tecidos e facilita seu acúmulo nas artérias do corpo. Esse acúmulo pode causar obstrução dos vasos e consequentemente doenças cardiovasculares como Infarto agudo do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Sintomas e prevenção
O colesterol alto, em si, não apresenta sintomas – por isso a preocupação geral com essa questão. Entretanto, é possível perceber sintomas das doenças que esse nível de colesterol pode causar. Além da fadiga, o que pode significar uma possível doença cardíaca é:
- Dor no peito, pressão ou aperto
- Tontura ou vertigem
- Palpitações cardíacas
- Falta de ar
- Dor no pescoço ou na mandíbula
- Dormência ou fraqueza nos braços ou pernas
Para prevenir o colesterol alto e, consequentemente, as doenças que ele pode acarretar, é importante manter um estilo de vida saudável. Escolhas que possam parecer óbvias são o melhor caminho para fazer valer a campanha de combate ao colesterol e garantir com que a saúde do coração esteja em dia. Por isso, busque:
- Dieta saudável
- Realização regular de exercícios
- Peso saudável
- Evitar fumar e consumir álcool
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, estamos preparados para te receber quando precisar de nosso atendimento. Quando sentir sintomas de doenças cardíacas, nos procure imediatamente.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O