As vacinas revolucionaram a história da saúde humana. Descobertas há mais de 200 anos, foram desenvolvidas quando os cientistas começaram a observar a capacidade do corpo de gerar anticorpos ao entrar em contato com os vírus, bactérias e fungos causadores de doenças em estado inofensivo.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 3 milhões de pessoas a cada ano são salvas graças às vacinas. Para ressaltar a importância das campanhas e da conscientização, o dia 17 de outubro é reconhecido como o Dia Nacional da Vacinação, uma data importante e que deve ser celebrada.
O Brasil é hoje referência mundial em vacinação. Há oferta de vacinas para mais de 30 doenças em todas as faixas etárias, além de distribuição em massa de vacinas no sistema público de saúde e oferta abundante no sistema privado.
Notícias falsas e a queda da taxa de vacinação
Devido ao fenômeno massivo das “fake news”, muita desinformação tem sido espalhada a respeito das vacinas em todo o mundo. Infelizmente, essa desinformação tem contribuído para quedas nas taxas de imunização em todo país, situação que pode ser considerada alarmante. Muita gente diz que vacinas desenvolvem autismo e outras condições em crianças, que elas contém mercúrio ou que não é possível impedir doenças como a paralisia infantil e a catapora, pois são enfermidades que “surgem e vão embora naturalmente”. Além disso, como muitas doenças foram erradicadas, as pessoas acham que não é mais necessário se imunizar contra elas.
Não acredite em nada disso!
As vacinas são seguras, além de serem a melhor estratégia para proteger a nós mesmos e àqueles que nos cercam. Por isso, garanta a sua saúde e a de quem você mais ama: procure se informar sobre campanhas de vacinação e mantenha sempre seu calendário vacinal em dia.
Doenças erradicadas que estão voltando
Sarampo: doença infecciosa grave, causada por um vírus e transmitida através de tosse, fala, espirro ou respiração próximos. Ela causa febre, irritação nos olhos e mal-estar intenso, principalmente.
A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola.
Até 2016, o sarampo era uma doença erradicada no Brasil. Porém, em 2018, foram confirmados 9.325 novos casos da doença. Em 2022, somente 47% das crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos foram vacinadas.
Poliomielite: também conhecida como paralisia infantil, ela tem como principal sequela a paralisia de membros inferiores, problemas e dores articulares, além de escoliose.
O Brasil não registra nenhum caso novo da doença desde 1989. No entanto, de 2017 em diante a meta de cobertura vacinal de 95% das crianças deixou de ser atingida. Em 2022, houve somente 65,6% de imunização.
Rubéola: doença que pode deixar sequelas, apresentando sintomas como febre baixa, inchaço nos gânglios e manchas rosadas em toda a pele.
Não há registros da rubéola em brasileiros desde 2008. Em 2014, entretanto, um turista foi diagnosticado com a doença enquanto estava aqui. Pela mesma razão das outras doenças, a baixa cobertura vacinal acende um sinal de alerta para sua volta.
Calendário Vacinal: da infância à fase adulta
Quem acha que o calendário vacinal é só para crianças, está muito enganado! Existe também o calendário vacinal para adultos, que deve ser seguido para garantir a proteção adequada, principalmente para quem pretende viajar para outros países. É necessária a atenção de todos, incluindo grávidas e idosos. Grávidas também precisam ser vacinadas contra algumas doenças específicas, com o intuito de garantir a saúde do bebê durante a gestação. Idosos costumam ter prioridade na vacinação em inúmeras campanhas, e para isso, também há um calendário a ser seguido.
IMPORTANTE: Para ficar por dentro de todas as vacinas indicadas para você e para quem você mais ama, clique aqui.
Santa Clara Vacinas
Com a clínica de vacinas Santa Clara você não precisa sair de casa para se manter protegido, pois nós vamos até você! Entre em contato com a unidade mais próxima e agende sua vacina: basta clicar aqui.
Aproveite e faça uma análise minuciosa de doses que irão completar o seu calendário vacinal e mantenha a sua saúde em dia!
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O