Dia 5 de setembro é considerado o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, uma das doenças raras mais comuns em nosso país. Segundo o Gov.br, essa doença, também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, atinge 1 a cada 10 mil nascidos no Brasil.
O que é Fibrose Cística?
Essa é uma doença genética que ainda não tem cura. Ela também recebe o nome de Mucoviscidose, devido à espessura da mucosa de quem é diagnosticado. Como ela é uma enfermidade genética, ela passa de pais para filhos, mas não é contagiosa normalmente.
Com a evolução científica do passar dos anos, a sobrevida de quem tem a doença aumenta cada vez mais. Hoje, a média é de 40 anos.
Como ela é identificada?
A Fibrose Cística pode ser diagnosticada pelo Teste do Pezinho, realizado cedo na vida de alguém. Na vida adulta, a doença pode ser identificada a partir da suspeita clínica ou pelos sinais de alarme. Se sua família tiver alguém com a doença, por exemplo, a suspeita aparece, e pode lhe ser solicitado o Teste do Suor, que realiza o diagnóstico da doença, além do teste genético, que confirma e especifica qual o tipo de defeito genético (mutação) que a pessoa apresenta.
O que a Fibrose Cística faz com o corpo?
Existem algumas complicações comuns àqueles que possuem Fibrose Cística. A maioria delas está ligada à respiração, porque acontece a piora acelerada da capacidade respiratória, o que pode levar à necessidade de transplante pulmonar. Segundo o Gov.br, outras complicações que podem ser citadas são:
- Desnutrição;
- Diabetes relacionado à fibrose cística;
- Hipoxemia, que é a baixa concentração de oxigênio no sangue e Hipertensão Pulmonar, que é o aumento da pressão nos vasos sanguíneos dos pulmões;
- Polipose nasossinusal;
- Pneumotórax (ruptura dos alvéolos com saída de ar) e hemoptise (escarro com sangue);
- Exacerbação Pulmonar, que é o agravamento dos sintomas respiratórios, e Insuficiência Respiratória Aguda;
- Doença Hepática;
- Obstrução Intestinal;
- Infertilidade.
Diminuindo os efeitos da Fibrose Cística
O acompanhamento médico dos diagnosticados com a Fibrose Cística deve ser feito em instituições de referência e com médicos de qualidade. O profissional irá dizer ao paciente quais são as melhores formas de assegurar maior conforto mesmo portando a doença. Porém, grande parte do tratamento é feito através dos cuidados que o paciente e sua família devem ter em casa. Considere as dicas:
- Assegurar uma boa alimentação com a ingestão correta dos medicamentos (enzimas pancreáticas) antes de cada refeição;
- Realizar as inalações que promoverão uma eliminação do muco e melhora da oxigenação;
- Praticar atividades físicas e manobras de fisioterapia pelo menos duas vezes ao dia;
- Utilizar os antibióticos e todos os medicamentos prescritos pelo médico;
- Ter momentos de lazer e práticas de atividades prazerosas para manter uma boa saúde mental.
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, estamos preparados para te receber quando precisar de nosso atendimento.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O