Hoje, 26 de junho é o dia Nacional do Combate ao Diabetes. O dia foi estabelecido para alertar a população sobre o Diabetes e os riscos desta doença para a saúde.
É de suma importância que a população conheça o que é o diabetes, entenda seus sintomas e saiba quem possui risco de desenvolver diabetes, para que medidas de prevenção sejam implementadas.
O diabetes mellitus tipo 1 ocorre, na grande maioria das vezes, devido a produção de anticorpos contra as células beta que produzem insulina no pâncreas. Assim, essas células são destruídas levando a uma deficiência de insulina no organismo e, consequentemente ao aumento da glicose (açúcar) no sangue.
O diabetes mellitus tipo 2, em sua fase inicial, geralmente cursa com resistência à insulina, que significa uma dificuldade da insulina em exercer sua ação. Portanto, o organismo produz insulina, porém ela não age de forma eficaz. O aumento de peso, sedentarismo e dieta irregular proporcionam essa resistência à insulina.
Quando há um aumento da glicose no sangue, decorrente da falta de insulina ou de uma ação ineficaz da insulina, alguns sinais ou sintomas podem estar presentes. No caso do diabetes mellitus tipo 1 o diagnóstico é mais rápido, em dias ou semanas, pois os sintomas iniciam-se precocemente. Porém, no diabetes mellitus tipo 2, o aumento da glicemia pode passar desapercebido por meses ou anos, pois esse aumento pode ser leve, ou elevar-se gradualmente de forma que o organismo se adapte e o indivíduo não perceba sinais ou sintomas. Nesses casos, o indivíduo somente saberá ser portador de diabetes se fizer o teste de glicemia. Daí a importância de saber se a pessoa possui fator de risco para o desenvolvimento de diabetes e fazer o teste antes mesmo de apresentar sintomas.
Entenda o diabetes: conheça os sinais de alerta:
Aumento da frequência e volume urinário
Sede excessiva
Aumento da fome
Perda de peso
Cansaço
Diminuição da concentração e do interesse
Sensação de formigamento ou dormência nas mãos ou pés
Visão turva
Infecções frequentes
Feridas com cicatrização lenta
*estes sinais podem ser leves ou ausentes no Diabetes mellitus tipo 2.
Se você possuiu algum destes sinais, procure um médico.
Alguns fatores são de risco para o diabetes mellitus tipo 2:
Obesidade e sobrepeso
Ausência de atividade física
Intolerância à glicose previamente diagnosticada
Dieta irregular (não saudável)
Elevação da pressão arterial e colesterol elevado
Idade avançada
História familiar de diabetes
História de diabetes gestacional
Etnia: são reportadas altas taxas de diabetes em asiáticos. Hispânicos, população indígena (EUA, Canadá e Austrália) e afro-americanos
Se você acha que pode estar inserido no grupo de risco para diabetes tipo 2, procure um médico.
Sobre a prevenção do diabetes
Até o presente momento, o diabetes mellitus tipo 1 não pode ser prevenido.
O diabetes mellitus tipo 2 pode ser prevenido em muitos casos através da manutenção de um peso saudável, da perda de peso (no caso de sobrepeso ou obesidade) e da prática de atividade física.
Estima-se que hoje no mundo 285 milhões de pessoas sejam diabéticas. Há uma previsão de que em 2030 esse número seja 435 milhões, se não forem implementados programas de educação e prevenção eficientes, o que sobrecarregará os sistemas de saúde mundial.
A Federação Internacional de Diabetes propõe um programa de prevenção para indivíduos com risco para diabetes. O primeiro passo é identificar quem possui o risco. Uma vez identificado, o indivíduo deve medir sua glicose plasmática para detectar se apresenta alguma alteração que possa indicar risco aumentado para diabetes mellitus tipo 2. A prevenção nesses casos tem como objetivo evitar ou retardar o desenvolvimento do diabetes.
Há evidencia científica de que alcançar um peso saudável e praticar atividade física moderada, pelo menos 30 minutos ao dia como caminhar, andar de bicicleta, nadar ou dançar pode reduzir o risco para diabetes tipo 2 em 35-40%.
Fonte: http://www.idf.org/worlddiabetesday/
Dra Maria Regina Franco Ribeiro Gasparin – Médica Endocrinologista do Hospital Santa Clara
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O