Todos os anos, o dia 31 de maio é destinado para a campanha do Dia Mundial Sem Tabaco, uma iniciativa da OMS para conscientizar a população dos perigos do uso do tabaco e dos riscos que ele causa à saúde. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, a morte por uso de tabaco é a mais evitável do mundo, o que mostra a importância de darmos corpo à essa discussão.
Tabagismo
O hábito de fumar pode causar dependência física, psicológica e comportamental, e é considerado uma doença epidêmica. A presença da nicotina nos produtos à base de tabaco causa a dependência, que obriga os fumantes a inalarem mais de 4720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.
Entretanto, isso não é exclusivo apenas para fumantes, porque não-fumantes passivos também sofrem as consequências. Eles, que inalam a fumaça enquanto outros fumam ao seu lado, também podem ter as mesmas doenças. As crianças são as mais prejudicadas, porque elas respiram ainda mais rapidamente. Em crianças com fumantes em casa, há um aumento de incidência de pneumonia, bronquite, agravamento de asma, além de uma maior probabilidade de desenvolvimento de doença cardiovascular na idade adulta.
Doenças causadas pelo uso do cigarro
Mais de 50 doenças diferentes estão relacionadas ao consumo contínuo de tabaco. Fumantes apresentam um maior risco de sofrerem diversas enfermidades; entre esses aumentos, temos riscos:
- 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;
- 5 vezes maior de sofrer infarto;
- 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;
- 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.
Por que parar de fumar?
Os benefícios de se parar de fumar são muitos, e alguns são quase instantâneos. De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, após 20 minutos a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue do fumante. Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. De 12 a 24 horas após o último cigarro, os pulmões já funcionam melhor.
A campanha do Dia Mundial Sem Tabaco mostra a necessidade de diminuir o vício de fumar, algo tão grande na população. Para lutarmos contra as mortes contínuas e a dependência perigosa, devemos espalhar a conscientização com o máximo de pessoas que conseguirmos. Se você é viciado em tabaco, lembre-se: você não está sozinho.
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, estamos preparados para te receber quando precisar de nosso atendimento.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O