O dia 10 de julho é dedicado à saúde ocular. Atualmente, devemos concordar que não há quem viva sem tecnologia, não é mesmo? Seja o celular, o tablete ou o notebook, todos são rodeados de informação e conectividade, em qualquer faixa etária. Pesquisas realizadas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil apontam que 102 milhões de brasileiros se utilizam da internet para os mais variados serviços, desde trabalho até entretenimento e lazer.
Porém, esta tecnologia que traz benefícios não seria a mesma que pode causar males? De acordo com o oftalmologista do Hospital Santa Clara, Dr. André Luiz Abrão Rangel, os desconfortos causados pelo uso da tecnologia podem atingir todas as faixas etárias e devem ser observados. “Muitas pessoas têm receio de que, se usarem a tecnologia abusivamente, poderão desenvolver alguma doença e isso não é verdade. O que devemos ficar atentos é com os desconfortos que tendem a surgir desse uso, como irritação nos olhos e dificuldades para enxergar”, comenta o médico.
Segundo ele, o uso de computadores e aparelhos eletrônicos muitas vezes causam um desconforto visual, visto que a concentração demandada por eles faz com que os indivíduos pisquem menos os olhos e, com isso, a lubrificação seja reduzida. “Quando os pacientes se queixam de desconfortos visuais, muitas vezes relacionados à tecnologia, deve-se perceber que o ato de piscar, que auxilia na lubrificação dos olhos, é reduzido. Enquanto piscamos cerca de 20 vezes por minuto sem o uso de eletrônicos, quando estamos utilizando esses aparelhos piscamos apenas 7 vezes”, explica o oftalmologista.
A recomendação do médico é que o uso dos aparelhos seja moderado e que a saúde dos olhos seja priorizada. “Sabemos que a tecnologia nos desperta e nos auxilia. Porém, os cuidados com seu uso devem ser redobrados, principalmente em relação à saúde ocular; pausas para descanso dos olhos devem ser feitas, para evitar desconfortos e irritações”, finaliza o médico.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dr. André Luiz Abrão Rangel
Especialidade: Oftalmologia
CRM: 48253 RQE: 17504
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O