CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO DA MÃE DURANTE A AMAMENTAÇÃO
É sabido que durante a gestação a mulher deve manter uma alimentação balanceada e saudável para o bom desenvolvimento do feto, mas essa preocupação deve ser mantida após o nascimento da criança e por toda a fase de amamentação para prevenir possíveis transtornos na saúde do bebê.
“Alimentos e leite que contenham grande quantidade de gordura e os considerados flatulentos (feijões e leguminosas) devem ser evitados pelas mamães, pois são grandes produtores de gases”, afirma a nutricionista Carolina Domingues.
Assim como os alimentos que contêm cafeína, como: chocolate e café que devem ser consumidos com moderação, pois possuem substâncias que causam agitação nos bebês. Para um bom desempenho na produção de leite a nutricionista recomenda frequente ingestão de água e bastante hidratação da mãe.
Dr. Gesmar Rodrigues, especialista em alergia e imunologia pediátrica alerta para questões relacionadas às cólicas, que muitas vezes são atribuídas erroneamente à alimentação da mãe. “A cólica nos bebês é comum nos 3 primeiros meses de vida, isso é devido à imaturidade do tubo digestivo e não há comprovação cientifica de que as cólicas tenha correlação com o alimento da mãe. Em certos casos há a ocorrência de uma doença denominada enterocolite eosinofílica que nada mais é do que um tipo de alergia a proteína animal, obtida no alimento mais comum consumido pelas mães, o leite de vaca”, explica.
Segundo o médico, nesses casos a proteína animal presente no leite quando ingerida pela mãe passa para o bebê através do leite causando inflamação no intestino, “Esse é um problema diferente das cólicas. Devido à inflamação o neném sente dores e esse mal-estar pode permanecer até o primeiro ano de vida, dependendo do acompanhamento que for realizado. E não há exames para identificar. É detectado pelo histórico clínico da criança e da mãe”.
A orientação do especialista é para que a mãe tire o alimento da sua dieta, assim como nos casos de alergias provenientes de outros alimentos ingeridos por ela. E nada de desespero quando a criança estiver sentindo dores. O médico afirma que nesse período da amamentação não deve oferecer a criança chazinhos e medicações.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O