Antes de um filho chegar ao mundo, a mãe precisa passar por um processo muito bonito, mas ao mesmo tempo, relativamente complicado. A gestação é um momento marcante na vida, mas que se não for cuidado ou ancorado de maneira correta, pode acabar causando muita dor de cabeça – e até mesmo outras dores.
Uma mãe estar ciente dos cuidados a se ter na gestação é importante tanto para sua saúde quanto para a saúde de seu bebê em desenvolvimento. Exames de acompanhamento obstétrico, incluindo as triagens genéticas, permitem a detecção precoce de problemas de saúde na gestante e no bebê, sendo possível tratá-los ou minimizar riscos e complicações.
O Hospital Mater Dei Santa Clara é referência em maternidade, e não é à toa: nosso setor materno é de extrema qualidade, e mostra os cuidados mais humanizados a todas as mamães e seus pequenos.
Principais cuidados durante a gestação
Existem alguns cuidados específicos para serem tomados durante todo ou parte do processo da gestação. Logo no início, nos 3 primeiros meses, algumas recomendações dadas são:
- Não se automedicar e usar medicamentos apenas com prescrição médica;
- Evitar consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;
- Evitar o consumo de comidas cruas, tais como peixes e carnes;
- Evitar exercícios físicos intensos e sem recomendação prévia do médico;
- Reduzir o consumo de chás e produtos que contenham cafeína.
Algumas dessas medidas, porém, são essenciais em todos os meses de gravidez.
Em adição a isso, outros procedimentos são imprescindíveis para deixar esse momento da vida da mulher o mais tranquilo possível.
Pré-natal: sendo o primeiro passo a ser seguido após a descoberta da gravidez, o pré-natal é um acompanhamento que ajuda a reduzir os riscos durante a gestação e aumenta a chance de um parto saudável e seguro. Consultas pré-natais regulares podem ajudar seu médico a monitorar sua gravidez, tratar doenças prévias ou intercorrências, prescrever as medidas preventivas, como vacinação e vitaminas, além de programar o parto com tranquilidade. A periodicidade das consultas deve ser vista com o médico, porque ela muda de paciente a paciente.
Alimentação saudável e atividades físicas: é extremamente importante que a mãe mantenha uma dieta variada e equilibrada, focando em todos os nutrientes necessários. Opte por alimentos ricos em: ácido fólico, vitamina B6, cálcio, ferro, zinco, iodo e fibras. Além disso, deve-se realizar atividades físicas de baixo impacto e dificuldade, seguindo a recomendação médica, para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida da paciente. Pilates, caminhada e alongamento são algumas opções.
Atenção aos corrimentos vaginais: mesmo que eles sejam completamente normais, a mulher grávida deve redobrar a atenção aos corrimentos que venham com algum tipo de alteração, como com cor e/ou odor diferentes.
Descanso e eliminação do uso de álcool e nicotina: dormir mal é ainda mais prejudicial para as gestantes, porque elas estão em um período da vida em que é normal ficar mais cansada que o comum. Não ter boas noites de sono também é ruim para o bebê, e uma gestante precisa de, em média, 10 horas de sono diárias. Além disso, ela deve eliminar completamente o uso de álcool e nicotina, pois essas são substâncias perigosas que podem chegar a aumentar as chances de um aborto espontâneo ou de causar malformações na criança.
Fonte: Salomão Zoppi
Ala Materno Infantil no Mater Dei Santa Clara
A Ala Materno Infantil do hospital possui suítes, enfermarias e sala de parto. Também temos berçário, o local de acolhimento do bebê após o seu nascimento, onde ele recebe todo o conforto, cuidado e atendimento de qualidade.
Na sala de parto, possuímos banheira aquecida, para entregarmos ainda mais conforto à mãe. O Hospital Mater Dei Santa Clara foi o primeiro hospital de Uberlândia a possuir essa banheira na sala de parto normal.
Além disso, temos UTI Neonatal e Pediátrica, Pronto Atendimento Ginecológico 24h, Centro Obstétrico e uma equipe especializada em maternidade e em aleitamento materno. Todos esses processos são idealizados para garantir que os cuidados à mãe e ao bebê sejam assegurados.
Para mais informações, visite nossa aba de Maternidade.
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, estamos preparados para te receber quando precisar de nosso atendimento. Nosso setor de maternidade é construído e gerido pensando no melhor para as famílias.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O