A gestação é um período de mudanças em todo o organismo da mulher. Por isso, é muito importante o acompanhamento médico nessa fase, pois podem acontecer interferências e o aparecimento de doenças que podem prejudicar tanto a mãe, quanto o bebê ainda em formação.
Conforme indicações do Ministério da Saúde é preciso fazer, no mínimo, seis consultas de acompanhamento pré-natal.
“Os problemas mais comuns que acontecem na gestação são: pré-eclâmpsia (pressão alta), diabetes gestacional e infecções urinárias”, afirma a ginecologista do Hospital Santa Clara, Dra. Sílvia Pimentel
Pré-Eclampsia na gestação
O aumento da pressão arterial é mais comum nos últimos dois meses da gravidez.
“Em muitos casos, a mulher deve ficar internada e em constante observação. A pré-eclampsia pode trazer problemas na formação da placenta e causar complicações no parto. É a principal causa de morte materna e fetal, por isso, em todas as consultas do pré-natal a obstetra deve aferir a pressão arterial da gestante”, explica a ginecologista.
Diabetes gestacional
A glicemia alta na gravidez é chamada de diabetes gestacional. Ela pode ou não desaparecer após o nascimento do bebê.
“Geralmente, esse problema acontece quando a mulher já está acima do peso e os problemas acontecem mais para o bebê do que para a mãe. O feto pode ter insuficiência respiratória, nascer com mais de quatro quilos e tem risco de hipoglicemia e doenças cardiovasculares”, relata a especialista.
Infecções Urinárias
A cistite é um problema comum na gestação, assim como infecção nos rins. Dependendo da gravidade do problema a doença pode induzir o nascimento prematuro e até causar a morte dos dois.
Ardência, muita vontade de urinar, mas fazer pouco xixi, dores na região lombar e febre são alguns dos sintomas que devem ser falados para a obstetra.
“Preste atenção em qualquer alteração no organismo para verificar com a médica de que está tudo se encaminhando normalmente ao longo da gravidez”, finaliza a ginecologista, Dra. Sílvia Pimentel.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O