A alimentação do brasileiro é culturalmente composta pelo arroz, feijão e alguma carne como proteína. No entanto, recentemente, o preço da carne vermelha no Brasil aumentou mais de 30% e esse alimento está cada vez mais difícil de ser adquirido.
Quando falamos em proteína, a maioria das pessoas logo relaciona a substância ao consumo de carne. No entanto, isso não é uma regra, pois existem outros alimentos que podem substituir o consumo da carne vermelha.
A nutricionista destaca que alguns alimentos podem ser encontrados por preços mais acessíveis e suprem os benefícios disponíveis na carne vermelha. “É possível substituir por alimentos similares do ponto de vista nutricional como, por exemplo: ovos, leite, queijo e frango”, indica Cristiane.
Ela explica que as proteínas encontradas na carne desempenham um papel muito importante no organismo, fornecendo material para a construção e manutenção de todos os órgãos e tecidos. “Dentre as funções que podem ser desempenhadas por este macronutriente é possível destacar seu papel no transporte de oxigênio (hemoglobina), na proteção do corpo contra organismos patogênicos, como catalizador de reações químicas, receptor de membrana, atuação na contração muscular (actina e miosina), além de ser fundamental para o crescimento e formação dos hormônios”, aponta a especialista.
Indícios da falta de proteína
De acordo com a nutricionista, a falta de proteína pode acarretar complicações no organismo. “A fadiga excessiva ou crônica é o primeiro sinal de falta de proteína. Um segundo alerta sobre a falta de proteína no corpo é queda ou enfraquecimento do cabelo. Além disso, um terceiro sintoma está relacionado aos músculos, que é a perda de massa muscular”, alerta Cristiane Elias.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O