Nos dias 15 e 16 de março, durante a realização da SIS (Semana Interna de Segurança), no auditório Dr. Hermilon Correa, os profissionais que trabalham no Hospital Santa Clara tiveram a chance de ajudar a salvar vidas de pessoas de Uberlândia e região, por meio da doação de sangue.
Em parceria com o Hemominas, a instituição desenvolveu a ação, como explica Tatiana Rocha Silva, supervisora de RH e organizadora do evento. “Primeiramente entramos em contato com o Hemocentro para verificar se as nossas instalações atendiam as exigências necessárias para a realização da doação e após aprovação deles, fomos vistoriados pela Vigilância Sanitária. Após a liberação de ambos, iniciamos a divulgação através de um evento interno realizado anualmente pelo Hospital Santa Clara, que chamamos de SIS (Semana interna de Segurança), para que pudéssemos despertar o interesse entre os colaboradores e informar sobre os requisitos necessários para a doação. Utilizamos também a comunicação interna, através da intranet, e mail, cartazes e folders”, afirmou.
Colaboradores do Hospital e do Hemominas reunidos para doar sangue – Foto: Divulgação
A adesão por meio dos funcionares foi alta e muitos deles conseguiram realizar a doção no próprio Hospital. “Tivemos um alto interesse por parte dos colaboradores. Aproximadamente 300 pessoas se prontificaram a colaborar e 50% dos envolvidos doaram durante a ação ou se disponibilizaram a ir doar em um outro momento. A resposta foi tão positiva, que muitos deles nos pediram para repetir a ação aqui no Hospital ainda este ano” explicou Tatiana.
O ato da doação de sangue durante a SIS foi uma extensão de todo o cuidado que o Hospital Santa Clara tem com os colaboradores, pacientes e com a comunidade em geral. Na visão da diretora técnica, Dra. Tânia de Fátima Alves, este é o tipo de comportamento que uma entidade, do porte do Hospital, deve ter. “A importância em realizar está mobilização com os colaboradores se deu para gerar a conscientização e despertar a alta relevância da doação de sangue, principalmente na área que atuamos, devido à dificuldade de captação junto à comunidade. A falta de tempo das pessoas ainda é a grande justificativa para a baixa procura nas doações de sangue. Então, resolvemos mudar esse cenário e trazer para a nossa instituição a campanha junto ao Hemominas, que trouxe toda a estrutura para o auditório Dr. Hermilon Correa”, disse.
A diretora complementa, enfatizando a responsabilidade de grandes organizações e o dever delas com a sociedade. “Se as empresas querem ser protagonistas neste sentido para apoiar a sociedade, devem incentivar seus colaboradores nesta missão e a nossa intenção é justamente essa, incentivar os mais de 400 colaboradores à solidariedade. Neste âmbito nós já realizamos alguns eventos e continuamos a investir nestas ações como: julho de 2011 cadastro para doação de medula óssea, anualmente realizamos arrecadação de agasalhos, brinquedos, material escolar e também temos o projeto Coral Clara Voz, com as crianças da Escola Municipal Bairro Shopping Park a mais de 10 anos. O nosso intuito é continuar a realizar essa ação de doação de sangue, pois esta é a maneira que encontramos de cuidar bem de quem precisa, por meio da solidariedade”, complementou.
O Hospital Santa Clara proporcionou aos funcionários a oportunidade de fazer o bem por meio da doação de sangue. – Foto: Divulgação
Por: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O