Aconteceu nessa quarta-feira (28) o Café com Ciência, no Hospital Santa Clara. O evento trouxe a palestra com o Dr. Clovis Arns da Cunha, infectologista e professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o tema “Racionalização do uso de antimicrobiano na UTI. A importância do antibiótico na primeira hora para sepse”. A Palestra contou com a presença dos mediadores Dr. Romes Fufino, Dr. Alisson Augusto e Dr. Marcelo Simão Ferreira como moderadores deste evento, que foi um momento muito importante para os especialistas da cidade.
Durante a palestra, Dr. Clovis Arns da Cunha destacou a dificuldade das pessoas em lidar com infecções bacterianas multirresistentes e a participação da população nesse processo. “As infecções por essas bactérias representam grandes desafios, tanto em termos de diagnóstico e de prevenção. A população também deve participar ativamente desse processo de conscientização. Por exemplo, o simples ato de passar álcool nas mãos antes e depois de visitar uma pessoa no hospital faz parte de medidas para evitar que essas bactérias multirresistentes se espalhem pelo hospital”, explica Dr. Romes – membro médico da CCIH do Hospital Santa Clara.
Na foto: Dr Alisson Augusto, Dr. Cláudio Rezende Mendonça, Dra. Daniela Falqueto Alvim, Dr. Clovis Arns da Cunha, Dr. Marcelo Simão Ferreira e Dr. Romes Fufino
Para o Infectologista e professor na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Dr. Marcelo Simão Ferreira, a palestra foi muito produtiva e com informações relevantes. “Achei a palestra espetacular, uma forma dos colegas se atualizarem em um tema extremamente importante, que é a antibiótico terapia. Foi muito bom receber o Dr.Clóvis que é uma autoridade no assunto”, comentou Dr. Marcelo.
O Coordenador da Unidade de Tratamento Intensiva adulta do Hospital Santa Clara e médico Intensivista, o Dr. Cláudio Rezende Mendonça, destacou a importância de discutir o assunto. “A palestra trouxe essa abordagem importante, cada vez que se usa o antibiótico, deve haver uma preocupação com a emergência de germes resistentes a esses antibióticos. Em relação à sepse, há uma relação dúbia porque tem que usar o antibiótico rápido e sem erros. Quando se racionaliza, continua utilizando o antibiótico certo, mas de forma responsável”, informou Dr. Cláudio.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O