A bexiga neurogênica é um distúrbio nas funções da bexiga, causado por lesões cerebrais. O cérebro é o responsável por todos os impulsos do nosso corpo e nesse caso quaisquer problemas ligados a traumas cerebrais podem afetar o funcionamento desse sistema.
A doença tem comportamento divergente entre os pacientes, porque alguns têm a bexiga neurogênica flácida (onde o órgão fica totalmente relaxado), outros a hipertônica (onde o órgão fica totalmente retraído), também pode ocorrer a continência (liberação de pouca urina) ou a incontinência (liberação de urina em exceção ou sem controle) .
É interessante dizer que não existe um padrão pré-estabelecido, cada pessoa pode ter uma manifestação de bexiga neurogênica.
O Dr. Ali Mustafa, urologista no Hospital Santa Clara, explica as causas da bexiga neurogênica. “A genética pode ter relação com a disfunção, mas a causa mais comum é a interrupção ou alteração da comunicação entre o sistema nervoso central e a bexiga. Esse pode ser o resultado de doenças cerebrais reversíveis ou não, como: esclerose múltipla (MS), doença de Parkinson, diabetes, tumores cerebrais e infecções, como meningite ou sífilis terminal, espinha bífida, neuropatia devido ao alcoolismo e deficiência de B-12”.
Além disso, o urologista destaca algumas das queixas mais comuns sobre a doença. “A maior queixa dos pacientes aqui no consultório é referente ao esvaziamento incompleto da bexiga, perda de pouca ou grande quantidade de urina e ter que ir muitas vezes ao banheiro. Isso acaba atrapalhando a vida de uma pessoa, pois ela não consegue completar uma tarefa sem parar constantemente”, informou Dr. Mustafa.
Após o diagnóstico o médico realiza um exame chamado Estudo Urodinâmico, que será capaz de analisar e definir em qual categoria da bexiga neurogênica o paciente encontra-se. Os cuidados podem incluir o uso de medicamentos, passagem de sondas, fisioterapia e cirurgias específicas.
“O maior medo de um paciente é o possível aparecimento de uma infecção urinária e os problemas relacionados ao trato urinário superior, que podem afetar o rim e levar a uma insuficiência renal. Por esses motivos é necessário um exame médico para que o quadro não evolua para maiores complicações”, finalizou Dr. Ali Mustafa.
24 Responses
Sinto muito dor
Tenho uma amiga que está precisando de ajuda nessa área os médicos há desenganaram. Os médicos disseram que ela está com um quadro neurogenico
Urino com muita frequência tanto durante o dia como a noite. Tenho 43 anos, já fiz exame de próstata, ultrassom de imagem dela, psa, exame detalhado da urina, etc, graças a Deus está tudo normal. Como sou hiper ansioso, tomo ansiolíticos pra melhorar o quadro psicólogico, inclusive, acredito que isso possa ter a ver com esse problema da frequente micção. Gostaria de saber se realmente essa ansiedade que sinto, inclusive já faz muito tempo, possa ser realmente a causa dessa frequência de urinar bastante. Isso afeta minha vida social, pois a maior parte do dia ou noite tenho que ir ao banheiro, por favor, algum especialista sabe me dizer se tem ou não relação, uma vez que os exames relacionados a próstata, urina etc estão todos normais. Não aguento mais essa situação.
Bom dia sou uma paciente com o problema de não segurar meu xixi passo vergonha já estou em tratamento com retimic pois 9 médico disse que tenho a bexiga neroogenica acho que e isso mais nada resolve fico sem saber o que será da minha vida agora pois só tenho 48 anos
Eu sinto muitas dores,chego até chorar nesse caso ,tem alguma solução
Uma criança com a bexiga neurogênica,tem alguma possibilidade,de crescer e não precisa,de passa a sonda?
Foi muito boa a explicacao eu sofro com esse problema desde 1987 quando tive miningite vê após um coma de 19 dias.