As baixas temperaturas, características do inverno, propiciam a proliferação de diversas doenças respiratórias, como asma, bronquite, gripe e até mesmo pneumonia. Isso ocorre principalmente porque, buscando se proteger do frio, muitas pessoas procuram se alojar em locais fechados e com pouca ventilação, fazendo com que vírus e bactérias se espalhem rapidamente.
De acordo com o pediatra Murillo Tripode, do Hospital Santa Clara, as doenças são mais comuns em bebês até seis meses, crianças em idade escolar e idosos. “Os bebês estão muito suscetíveis às mudanças bruscas de temperatura, e as crianças convivem com várias outras em ambientes fechados, com pouca circulação de ar, o que favorece a proliferação de doenças. No caso dos idosos, a maior incidência ocorre por causa do sistema imunológico um pouco fragilizado e maior incidência de doenças crônicas, as quais contribuem para diminuição das defesas do organismo”, disse.
Segundo ele, para evitar que essas doenças sejam propagadas é preciso que os pais e cuidadores estejam atentos à exposição das crianças e dos idosos. “É ideal evitar locais fechados, manter roupas de cama e de uso pessoal limpas, bem como o ambiente de trabalho bem ventilado. Também é fundamental garantir hidratação, repouso, colocar as vacinas em dia, além de higienizar, com frequência, as mãos e o nariz”, afirmou.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dr. Murillo Tripode
Especialidade: Pediatria
CRM: 56795
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O