As bactérias são microrganismos vivos que exercem um papel fundamental no nosso organismo, embora esse nome esteja associado a algumas doenças.
E, é no intestino onde se encontram grande parte desses seres chamados microbiota ou flora intestinal. E, elas são muito importantes no processo digestivo, pois ajudam na imunidade, no funcionamento cerebral e ainda fazem parte do processo de emagrecimento ou ganho de peso.
De acordo com a gastroenterologista do Hospital Santa Clara, Dra. Daniela Falqueto Alvim, uma grande fonte natural de “bactérias do bem”, chamadas de probióticos, está no leite fermentado, iogurtes, kefir e em alguns queijos.
É bom ressaltar que aquilo que ingerimos é o que define a nossa microbiota intestinal.
Quais são os benefícios de ingerir alimentos ricos em probióticos?
De acordo com a gastroenterologista, Dra. Daniela Falqueto Alvim, “as bactérias que combatem e previnem doenças intestinais, exercem um papel anti-inflamatório, melhoram a digestão, aumentam a absorção de nutrientes como as vitaminas do complexo B, cálcio e ferro, que são essenciais para a saúde.”
Além disso, como acrescenta a Dra., “no sistema imunológico, essas bactérias agem impedindo a proliferação de bactérias ruins, prevenindo então os problemas de alergia, diarreias, obesidade e muitos outros”.
Quais alimentos possuem as bactérias do bem?
A alimentação é a nossa fonte de nutrientes de todos os tipos. Por isso, como explica a Dra. Daniela, “os probióticos se aproveitam de uma alta concentração de lactose para se desenvolverem, por isso são encontrados em produtos lácteos na forma de leveduras e lactobacilos”.
Além disso, é importante ressaltar que uma alimentação saudável e rica em fibras ajuda, “é muito importante manter uma dieta saudável e rica em fibras. Também é indispensável evitar o fumo, o excesso de álcool, de açúcares e de alimentos industrializados cheios de corantes e conservantes artificiais”, ensina a Dra. Daniela Falqueto.
Quem pode ingerir esses alimentos?
Devido a problemas de alergia e intolerância a lactose, existem algumas restrições, como explica a Dra. Daniela: “os derivados do leite como os fermentados não têm contraindicação, a menos que a pessoa seja alérgica ou intolerante à lactose. Crianças, idosos e até mesmo pessoas que possuem algum problema gastrointestinal podem consumir esses alimentos probióticos.”
Assim, com uma dieta que contém esses alimentos, os benefícios serão notados ao longo do uso contínuo, como explica a Dra., “a ingestão deve ser frequente e, de preferência, associada à ingestão de fibras, que servem de substrato para essas bactérias do bem. A dieta deve ser balanceada e conter todos os nutrientes necessários para o organismo.”
Para ajudar nessa dieta, “existem atualmente no mercado farmacêutico inúmeras formulações com probióticos em altas concentrações que podem ser prescritos e utilizados em diversas condições clínicas, ou mesmo para manutenção da saúde, como um suplemento alimentar”, finaliza a especialista.
Portanto, ingerir as bactérias do bem tem vários benefícios para a sua saúde!
Quer saber mais sobre o assunto? Veja os dados da Dra. Daniela aqui!
Dra. Daniela Falqueto Alvim
Gastroenterologista do Hospital Santa Clara
CRM: 27973
One Response
Gostei muito legal