Definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição em que a quantidade de hemoglobina no sangue está abaixo do normal por carência de nutrientes, entre os quais se destacam ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas, a anemia acomete, principalmente, mulheres em idade fértil e idosos. A sua incidência mais comum é a causada pela insuficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, nutriente importante que transporta oxigênio para todas as células do corpo.
De acordo com o hematologista Virgílio Farnese, mulheres cuja menstruação é desregulada estão mais sujeitas a esse tipo de anemia. “Com o sangramento crônico, ela perde muitos nutrientes no sangue, o que faz com que a quantidade de ferro baixe. Nesse caso, intervimos com a reposição do nutriente e com a regulação da menstruação, para que os nutrientes repostos não continuem sendo perdidos”, disse. Outras pessoas que podem manifestar a doença são crianças com deficiência nutricional e idosos. “As crianças que sofrem disso podem estar tendo uma alimentação sem muito ferro ou terem algum tipo de parasitose. No caso dos idosos, a anemia pode ser provocada por alguma perda de sangue oculta ou mesmo por doenças como câncer”, afirmou.
Ele explica que é possível identificar a anemia por meio do comportamento do paciente. “O anêmico sente cansaço, indisposição, sonolência, fadiga, alteração nas unhas, palidez na boca e na pele e pode ter queda de cabelo”, completa. Para evitar que a doença volte, é importante manter uma dieta balanceada, rica em nutrientes e proteínas.
Dicas de alimentos para combater a anemia
- Espinafre
- Beterraba
- Carne vermelha
- Manteiga de amendoim
- Tomates
- Ovos
- Romã
- Feijões da Soja
- Pão Integral
- Nozes
- Peixe
- Mel
- Maçã
- Pêssegos
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Virgílio Farnese
Especialidade: Hematologia
CRM: 51372
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O