Na busca por uma alimentação saudável, muitas pessoas por não entenderem do assunto, acabam confundindo os tipos de produtos porque não conseguem interpretar as informações do rótulo ou saber qual a composição nutricional dos alimentos.
É preciso estar ciente, por exemplo, que alimentos orgânicos, naturais e integrais são diferentes. Os orgânicos são aqueles que foram produzidos a partir de matéria prima cultivada sem adição de agrotóxicos; os naturais são todos aqueles que vêm da natureza e os integrais são os que têm na composição nutricional como primeiro item, a farinha de trigo integral.
A nutricionista do Hospital Santa Clara, Carolina Domingues, ressalta que cada um tem as suas próprias características benéficas. “A maior vantagem dos produtos orgânicos é a ausência de insumos químicos que podem afetar a saúde, além do sabor e da textura mais expressivos. Os alimentos naturais também são livres de agrotóxicos, e geralmente mais saudáveis do que os produtos industrializados. Os integrais contêm mais fibras, o que permite dar maior saciedade a quem consome”, afirma.
Existem ainda, os produtos que são orgânicos e integrais. “Arroz integral orgânico e cookies integrais orgânicos, entre outros alimentos que se enquadram nestas duas categorias, são geralmente mais benéficos por não conter agrotóxicos e são menos processados”, explica.
Apesar de serem cultivados sem cuidados químicos, os produtos orgânicos exigem mais cuidado na produção, por isso os custos são mais elevados. O reflexo disto está nos supermercados que, em sua maioria, dispensam-nos dando lugar aos produtos tratados com insumos. A escassez faz com que eles sejam mais caros, por isto, algumas pessoas têm aderido ao que pode ser uma boa opção para gastar menos, que é a plantação caseira de alguns alimentos que são mais fáceis de desenvolver, por exemplo, o tomate, o maracujá, o chuchu, a acerola, a couve, etc.
Saber exatamente o que o próprio corpo necessita é essencial. Feito isto, basta entender do assunto e sempre olhar a tabela nutricional nos rótulos, o que ajuda muito na hora das compras.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Carolina Domingues – Nutrição
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O