Amamentar é um ato lindo, que carrega muito amor e importância. No mês de agosto, celebramos a amamentação com a campanha do “Agosto Dourado”, voltada para incentivar o aleitamento materno. Para o aumento das taxas de aleitamento, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforça a iniciativa, conforme indicação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ideia da cor dourada veio do fato da OMS considerar o leite materno como um “alimento de ouro”. Além disso, o tema entra em acordo com a “hora dourada” (ou “golden hour”), a primeira hora de contato da mãe com o bebê após o nascimento.
Amamentação no início da vida
A OMS diz que a amamentação deve acontecer até, pelo menos, os 2 anos de idade. Entretanto, a alimentação do bebê deve ser de exclusivamente leite materno até os 6 meses – só a partir de então a criança deve começar a ingerir sólidos.
O processo de aleitamento materno é bom tanto para a mãe quanto para o bebê. O leite é rico em nutrientes e fornece proteção contra muitos tipos de doenças, reduzindo o risco de:
- infecções
- alergia
- diarreia
- sangramento pós-parto
- anemia
- câncer de mama e de ovário
- diabetes
- infarto do coração
Fortes benefícios do aleitamento materno
Um poderoso benefício do aleitamento materno é a diminuição do risco de morte em crianças amamentadas até os 6 meses. Bebês que são alimentados apenas com água, bebidas à base de água ou leite de outra origem podem enfrentar problemas mais predominantes e preocupantes. Além disso, outros benefícios para o bebê que podemos citar são:
- Maior contato com a mãe
- Melhora a digestão e minimiza as cólicas
- Desenvolve a inteligência quanto maior o tempo de amamentação
- Reduz o risco de doenças alérgicas
- Diminui as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma
- Estimula e fortalece a arcada dentária
- Previne contra doenças contagiosas, como a diarreia
Ala Materno Infantil do Hospital Mater Dei Santa Clara
A Ala Materno Infantil do Hospital Mater Dei Santa Clara possui suítes, enfermarias e sala de parto. Também temos berçário, o local de acolhimento do bebê após o seu nascimento, onde ele recebe todo o conforto, cuidado e atendimento de qualidade.
Na sala de parto, possuímos banheira aquecida, para entregarmos ainda mais conforto à mãe. O Hospital Mater Dei Santa Clara foi o primeiro hospital de Uberlândia a possuir essa banheira na sala de parto normal.
Além disso, temos UTI Neonatal, Pronto Atendimento Ginecológico 24h, Centro Obstétrico e uma equipe especializada em maternidade e em aleitamento materno. Todos esses processos são idealizados para garantir que os cuidados à mãe e ao bebê sejam assegurados.
Para mais informações, visite nossa aba de Maternidade.
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, estamos preparados para te receber quando precisar de nosso atendimento. Nosso setor de maternidade é construído e gerido pensando no melhor para as famílias – não só neste Agosto Dourado, mas durante todo o ano.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O