A hipertensão é uma doença crônica que atinge cerca de 30% da população brasileira. Por ser silenciosa, a pressão alta, se não acompanhada, pode causar mortes por AVC, infarto e insuficiência renal e cardíaca.
“O sangue é transportado do coração para todas as partes do corpo nos vasos. Cada vez que o coração bate, ele bombeia sangue para os vasos. A pressão arterial é criada pela força do sangue empurrando contra as paredes dos vasos sanguíneos (artérias) enquanto é bombeado pelo coração. Quanto mais alta a pressão, mais forte o coração tem de bombear”, esclarece o cardiologista do Hospital Santa Clara, Dr. José Rafael Vieira Junior.
Ou seja, se você tem pressão alta ou tem alguém na família com histórico, procure um médico especialista e faça os devidos exames para um diagnóstico correto.
Agora, se você já é diagnosticado com a doença, além da medicação é importante manter alguns cuidados no dia a dia.
Por isso, conversamos com o Dr. José Rafael Vieira Junior, cardiologista do Hospital Santa Clara, para saber quais cuidados uma pessoa hipertensa precisa ter.
Confira!
1- Reduza o consumo de sal
A redução do consumo de sal é a primeira regra a ser adotada pelos hipertensos, pois o sódio presente no sal retém maior quantidade de líquido e isso faz com que o volume de fluidos nos vasos sanguíneos aumente.
Ou seja, o excesso de sal na alimentação é bastante prejudicial para pessoas com pressão alta.
Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade máxima de sal recomendada por dia é de uma colher de chá, o equivalente a 5g, para pessoas saudáveis. E, o brasileiro, em média, consome o dobro disso.
Desse modo, para fugir do sal, comece a preparar os alimentos com temperos naturais livres de sódio, como ervas finas, orégano, alho, pimenta e mostarda em pó. É importante também evitar congelados e não deixar o saleiro na mesa!
2- Parar de fumar reduz os riscos de hipertensão
O hábito de fumar é muito perigoso para quem apresenta hipertensão, pois o consumo do tabaco eleva, já no primeiro cigarro, os níveis da pressão arterial.
Assim, quem é fumante, deve reduzir significativamente o tabagismo e procurar eliminar esse hábito de vez da sua vida.
3- Pratique atividades físicas
Praticar uma atividade física é importante para a saúde de todos, principalmente de quem deseja controlar a pressão arterial.
Isso porque, a atividade física é uma forma de movimentar o corpo e se o exercício for aeróbico, é melhor ainda! Pois, após uma atividade aeróbica, ocorre a dilatação e relaxamento dos vasos sanguíneos, normalmente contraídos ou estreitados nos hipertensos.
Assim, com a repetição da atividade a cada dia, há uma redução da pressão arterial por uma manutenção cada vez mais duradoura da vasodilatação. Além disso, o exercício leva a perda de peso que contribui significativamente para a redução da pressão arterial.
Uma simples caminhada diária também, por cerca de 40 minutos, é capaz de deixar um efeito redutor da pressão arterial por cerca de 24 horas.
Portanto, não tem desculpas, bora tirar o tênis do armário e começar uma atividade física hoje mesmo!
4- Reduza o consumo de álcool e controle sua hipertensão
A ingestão de bebidas alcoólicas em excesso faz mal para a saúde em geral e para hipertensos o ato eleva a pressão arterial aumentando agudamente a chance de AVC ou infarto.
Ou seja, reduzir significantemente o consumo de álcool ou eliminar o vício da sua vida são as melhores opções para controlar a pressão arterial.
5- Evite situações de estresse
O estresse no decorrer do dia causa picos de hipertensão, o que é perigoso para os hipertensos.
Desse modo, o recomendado é conseguir manter um equilíbrio físico e emocional, como:
- não levar problemas de trabalho para casa;
- praticar regularmente a atividade física:
- Relaxar quando chegar em casa;
- Tomar um banho quente antes de dormir;
- E manter um sono adequado.
Essas são algumas dicas para manter os níveis de estresse controlados, caso seja difícil, procure ajuda médica para relaxar mais e não se estressar no decorrer do dia.
Pronto, agora que você sabe quais são os 5 cuidados que uma pessoa hipertensa deve ter, siga nossas dicas e não deixe de fazer o acompanhamento da doença com seu cardiologista!
Precisa de uma indicação de cardiologista? Clique aqui e conheça o corpo clínico do Hospital Santa Clara!
Agora, quer ver os dados do Dr. José Rafael Vieira Junior? Clique aqui!
José Rafael Vieira Junior
Cardiologista do Hospital Santa Clara
CRM: 32090
RQE: 39726
4 Responses
Muito obrigado pelas dicas estou monitorando minha pressão e com três dias já estou classificado como hipertenso de 2gral.
Muito obrigado pelas dicas sobre cuidados a ter com a hipertensão. Na verdade eu sou hipertensão. Sofro de zumbido é desajuste dos meus dentes, os meus maxilares não estão bem. O que devo fazer? Peço ajuda com algumas dicas.
Gostei bastante do conteudo 🙂 Queria saber mais, como
faço?
Olá Bélit, como vai? Que bom que você gostou! 🙂
No link abaixo, você confere todos os nossos artigos sobre Hipertensão. Boa Leitura!
https://hospitalsantaclara.com.br/?s=hipertens%C3%A3o