Em época de Carnaval muitas pessoas costumam abusar de bebidas alcoólicas na hora de aproveitar a folia. Entretanto, muitos esquecem de se precaver dos efeitos causados pelo exagero na ingestão de álcool no dia seguinte, resultando na incômoda e conhecida ressaca.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a quantidade máxima diária recomendável de consumo de bebidas alcoólicas para homens é de duas doses e para as mulheres, uma dose. Mas caso o folião pretenda ingerir mais do que a quantidade sugerida, é importante ficar atento à algumas questões sobre o tema.
Segunda a nutróloga do Hospital Santa Clara, Aspásia Albuquerque, uma das principais causas da ressaca tem relação com a desidratação provocada pela bebida alcoólica a partir de um potente diurético que estimula a perda de líquido. Beber água antes, depois e durante o consumo e evitar outras bebidas é a principal dica da médica. “Reduza o consumo de bebidas com cafeína: como café, chimarrão, mate, chá preto, chá verde, chá vermelho e chá branco, pois aumentam o mal-estar e o desconforto”, explica Aspásia. Além disso, abusar de sucos naturais, água de coco e isotônicos também são alternativas para repor os eletrólitos e a água corporal com eficácia.
Em relação à alimentação, a nutricionista esclarece que o ideal é que se consuma alimentos leves como frutas, hortaliças, carnes magras, peixes, leite desnatado, iogurte, alimentos integrais e fibras alimentares. “Restrinja os alimentos ricos em sódio como os produtos industrializados, embutidos, conservas, salgadinhos, temperos prontos e churrasco”, orienta.
Mesmo com as orientações de especialistas, é importante lembrar que o mal-estar da ressaca pode ser evitado com uma ingestão moderada de álcool e também se fugir de bebidas mal destiladas e de misturas alcoólicas.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Aspásia Albuquerque
Especialidade: Nefrologista / Intensivistas / Nutróloga
CRM: 49190 RQE: 30628
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O