O Dia Mundial da Atividade Física lembra a todos nós da importância de praticar exercícios físicos regularmente e deixar o sedentarismo de lado para ter uma vida saudável. Esse alerta deve ser ainda maior para quem tem diabetes, uma vez que a atividade física ajuda a controlar a glicemia e também contribui na perda de peso.
Segundo o clínico médico do Hospital Santa Clara, Dr. Fernando Correa Almeida, “manter uma rotina de exercícios físicos auxilia no controle glicêmico sem a necessidade de altas doses de medicação”, explica. Isso ocorre porque a movimentação contribui no aumento da sensibilidade celular a insulina. Além disso, a pessoa portadora de diabetes está mais propensa a ter doenças do cérebro e cardiovasculares, e, exercitar-se fisicamente diminui esse risco.
Ainda de acordo com o médico, o diabetes é uma das patologias que pode vir acompanhada de outras doenças sérias. “Há uma associação frequente entre o diabetes, o aumento de colesterol e a hipertensão, ou seja uma síndrome plurimetabólica, com altos riscos para o paciente”, esclarece Almeida. De acordo com ele, é essencial que o diabético também tome cuidado com a ingestão de gordura e averigue com frequência os índices de colesterol. “Além do exercício físico, é essencial que o paciente que possui diabetes também cuide e reveja os hábitos alimentares e tenha uma dieta equilibrada”, aponta o clínico médico.
Assim, com a perda de peso resultante de uma rotina frequente de exercícios físicas, há uma melhora no perfil lipídico, maior controle da pressão arterial e diminuição da ansiedade. Além disso, o padrão respiratório noturno fica melhor e a autoestima do paciente é revigorada. Aproveite o dia de hoje para iniciar alguma atividade e ganhar qualidade de vida!
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dr. Fernando Correa Almeida
Especialidade: Clínico Médico
CRM: 47223
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O