Ter crianças em casa é sinônimo de alegria, cuidado, afeição e também muita responsabilidade. É fundamental que as crianças vivam uma infância proveitosa, feliz e com saúde, para que os pequenos se desenvolvam da melhor forma possível e se tornem adultos seguros e bem resolvidos.
O pediatra do Hospital Santa Clara, Dr. Bruno Franco Rossi, esclarece que para propiciar uma infância saudável os pais devem começar a se preocupar com isso desde o nascimento do bebê. “O primeiro passo e um dos mais importantes é tentar estabelecer o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida. Já são inúmeros benefícios a curto e longo prazo comprovados pela ciência, como prevenção de infecções e até mesmo maior capacidade intelectual na vida adulta”, aponta o médico. A introdução dos outros alimentos deve sempre seguir a orientação do pediatra e nos primeiros dois anos de vida não se deve oferecer guloseimas, como balas e chocolates.
Em relação à criação e convivência com a família, o pediatra afirma que o ambiente em que a criança cresce influencia muito os seus hábitos de vida. “Eles tendem a imitar o comportamento das pessoas que vivem na mesma casa. Portanto, para que as crianças cresçam com saúde é preciso que todos em casa passem a adotar um estilo de vida saudável, e isso vai desde a alimentação até o hábito de fazer atividades físicas”, explica Dr. Bruno Rossi.
Caso a criança já tenha adquirido alguns hábitos nocivos para a saúde, os pais precisam tentar reverter este quadro o quanto antes. “É preciso tentar usar a criatividade para transmitir aos filhos o que deve ser mudado, usando brincadeiras e até mesmo a tecnologia a nosso favor”, sugere o pediatra.
Segundo o especialista, é interessante também incentivar outros entretenimentos que não envolvam computador, tablet ou televisão. “Brincadeiras ao ar livre, como pega-pega, pique-esconde ou ensinar a criança a construir o próprio brinquedo, são exemplos de como integrar saúde e diversão”, enfatiza Dr. Bruno.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dr. Bruno Franco Rossi
Especialidade: Pediatra
CRM: 65540
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O