As férias de julho são marcadas por terem dias mais curtos, temperaturas mais amenas e ar mais seco. Por causa disso, parece mais atrativo permanecer em casa ou procurar atividades em lugares fechados e com controle térmico. Segundo o pediatra do Hospital Santa Clara, Dr. Paulo Patriota, essa ideia pode ser arriscada. “Ambientes fechados implicam em um contágio mais fácil com alguns vírus que resultam em doenças respiratórias, como a temida bronquiolite e os resfriados comuns. Dessa forma, as melhores opções de lazer para as crianças são sempre aquelas ao ar livre, mas com muita cautela em relação àqueles que são mais sensíveis ao frio”, explica o médico.
Paulo ressalta que aproveitar este período de descanso para realizar programas que envolvam toda a família deve ser uma prioridade. “Parques da cidade oferecem espaço para as crianças correrem e gastarem suas energias, fazerem um percurso de bicicleta em família, jogarem bola e até mesmo para levar o cachorro e brincar junto”, orienta Dr. Paulo. Além disso, para os pais que buscam proporcionar novas experiências aos pequenos, as colônias de férias podem ser uma opção, pois são espaços coordenados por recriadores e profissionais capacitados para desenvolverem a criatividade de diferentes faixas etárias.
O pediatra também aponta que é imprescindível ter alguns cuidados com as crianças nesta época do ano. “Beber bastante líquido é fundamental. Dê sempre preferência à água; caso se opte por sucos, prefira os naturais. Quanto à alimentação, é comum que as crianças fiquem mais livres nas férias e muitas vezes os pais e responsáveis podem acabar se descuidando. Uma dica é levar os próprios lanches para as atividades ao ar livre, evitando pipoca, doces e refrigerantes, por exemplo”, esclarece o médico. Ele ainda enfatiza que atividades feitas em casa e que envolvam a participação dos pequenos são uma ótima ideia, como fazer um bolo, pães recheados e saladas de frutas. “Fazer o próprio lanche pode ser muito mais divertido. Além de criar ocasiões especiais, esse momento também é importante para reforçar a importância de limpar o que sujou”, argumenta Dr. Paulo.
Mesmo estando de férias, é importante manter uma rotina com as crianças. “Dormir até tarde e pular refeições são os principais problemas quando as férias terminam. Por isso, é papel dos pais e cuidadores estabelecer regras e evitar grandes mudanças na programação”, explica o pediatra. Ele também destaca que se deve estimular atividades noturnas diferentes, como noites do pijama, filmes no cinema ou em casa e jogos coletivos, mas é necessário respeitar o limite de sono. “As crianças precisam repor suas energias e manter um padrão de crescimento saudável, os quais só se obtêm no sono noturno”, pondera Dr. Paulo.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dr. Paulo Patriota
Especialidade: Pediatria
CRM:
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O