Você vai ao médico regularmente ou apenas quando sente algo?
A pergunta que abre esse texto serve para trazer à tona uma reflexão fundamental sobre os cuidados com a nossa saúde.
Afinal, muitas vezes estamos diante de tantos afazeres cotidianos que, não intencionalmente, negligenciamos o que é mais relevante para a nossa vida.
Para se ter uma ideia, 55% dos brasileiros ignoram sintomas antes de procurar orientação médica. Esse dado foi retirado da pesquisa Saúde do Brasileiro – 2023, realizada com mais de 1,1 mil pessoas em todo o país pela Hibou, e publicada em matéria no site do jornal Estado de Minas.
Outro dado bastante preocupante da pesquisa foi o apontamento de buscas na internet ou entre amigos para encontrar uma solução rápida diante de algum sintoma, chegando a 45% dos entrevistados.
No entanto, esses números referem-se apenas aos que sentem algum sintomas. Quando não há sintoma, a questão se torna ainda mais alarmante.
70,6% dos brasileiros não realizam exames preventivos
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 70,6% dos brasileiros não procuram médicos para realizar exames preventivos de rotina.
Muitas vezes, essa é a principal causa de se descobrir doenças apenas em estágios mais críticos e até mesmo avançados.
Os exames preventivos de rotina podem ajudar a evitar tanto o surgimento quanto o agravamento desses problemas.
A partir deles, é possível identificar de antemão potenciais situações de risco à saúde do paciente, antes mesmo de surgirem os sintomas.
Ao identificar algum problema logo no início, o mesmo se torna muito mais simples de ser tratado e as chances de recuperação total aumentam bastante.
Os exames preventivos mais comuns
Hemograma
Um dos exames de rotina mais comuns e também importantes, o hemograma serve para informar a contagem de glóbulos vermelhos e brancos. Popularmente conhecido como exame de sangue, ele é fundamental para identificar uma possível anemia e/ou nos orientar de alguma infecção.
Colesterol
Esse exame identifica dois tipos de colesterol: o HDL, que é considerado bom, e o LDL, o ruim. Dessa maneira, faz-se a medida entre ambos, tornando possível a prevenção de doenças cardíacas e também servindo para uma possível reorganização no estilo de vida, como alimentação e prática de exercícios físicos.
Glicemia
Para este exame, o paciente precisa estar entre 8 e 12 horas de jejum. Sua função é identificar os níveis de glicose no sangue, tornando possível o acompanhamento preventivo da diabetes e sua resposta à insulina em caso de já estar em tratamento contra a doença.
Urina e fezes
São exames simples incluídos no check-up que servem para identificar potenciais alterações renais, hepáticas, intestinais e urinárias. Com essas informações, é possível fornecer um tratamento adequado para problemas que envolvem essas funções do nosso corpo.
Papanicolau
O exame de Papanicolau é um dos principais exames focados na saúde feminina. Trata-se de um teste que serve para diagnosticar qualquer alteração no colo do útero, sendo fundamental para a prevenção do câncer neste local.
Mamografia
Também voltado para a saúde da mulher, a mamografia serve para a detecção precoce do câncer de mama. A partir desse exame, é possível identificar os melhores tratamentos para o combate a essa doença que acomete várias mulheres todos os anos.
PSA
Já o PSA (Antígeno Prostático Específico, na sigla em inglês) é um exame de sangue realizado em homens cuja função é detectar problemas na próstata, também como forma prevenção ao câncer.
Além desses, podemos citar diversos outros exames de rotina a serem incluídos nos check-ups, como o exame de tireoide (TSH e T4); de ureia e creatinina para funções renais; transaminases para o fígado; exames de densidade óssea; e exames oftalmológicos para prevenção e detecção precoce de doenças como glaucoma e catarata.
Também é fundamental realizar avaliações cardiovasculares periódicas, como eletrocardiogramas, para acompanhamento da saúde do coração.
Quando realizar esses exames?
De forma geral, é recomendado que os exames de rotina sejam realizados por todos uma vez ao ano ou, em determinadas situações, em intervalos menores.
Porém, há casos específicos em que a faixa etária deve ser levada em consideração.
Na infância, por exemplo, são necessários exames de crescimento, testes de visão e as imunizações básicas. A partir da fase adulta, é importante que se façam exames de sangue e aferição da pressão arterial. Já os exames cardiovasculares, de glicose e colesterol são indicados a partir dos 30 anos.
No caso das mulheres, recomenda-se a realização de exames ginecológicos e mamografias a partir dos 40 anos. Para os homens, os exames relacionados à próstata devem ser feitos a partir dos 45 anos.
Durante o período da meia-idade, ou seja, entre 45 e 59 anos, são altamente indicados exames oftalmológicos e verificação de densidade óssea.
A partir dos 60 anos, torna-se fundamental exames de função hepática e renal, além de avaliações cognitivas e de mobilidade.
Agora que você já conhece os principais exames de rotina e a sua importância, chegou a hora de marcar o seu check-up. Agende sua consulta e cuide do seu bem mais importante de forma antecipada.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O