O Tromboembolismo Venoso (TEV) ocorre quando há a formação de coágulos de sangue em uma veia profunda, principalmente, nas pernas. Esses coágulos, ao se desprenderem, podem obstruir veias em outras partes do corpo, causando até Embolia Pulmonar (EP). É uma doença muito mais frequente do que se imagina, principalmente, nos pacientes acamados ou hospitalizado.
A prevenção do TEV faz parte dos nossos protocolos de qualidade. Todo paciente internado é avaliado quanto ao risco de desenvolver coágulos sanguíneos. Quando o paciente apresenta risco de desenvolver o problema, algumas medidas devem ser adotadas:
- Medicação com propriedades anticoagulantes;
- Meias compressivas;
- Massagem nas pernas, fisioterapia ou estimulo para caminhar.
O paciente deve ficar atento e em caso de inchaço, dor nas pernas, falta de ar e dor súbita no peito deve solicitar orientação médica.
Para que nossos pacientes e seus familiares entendam esse e os outros protocolos de qualidade que são aplicados no Hospital, desenvolvemos uma série de vídeos que explicam como funcionam os processos do seu tratamento durante o nosso atendimento. Confira o vídeo sobre TEV:
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O