No mês de Novembro é realizado o movimento nacional Novembro Azul, idealizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia. A campanha visa à conscientização dos homens sobre o câncer de próstata.
No Brasil, esta é a segunda enfermidade mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este câncer é o sexto tipo mais recorrente no mundo e o mais dominante entre os homens, o que representa cerca de 10% do total de cânceres.
A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.
É preciso que os homens fiquem bastante atentos, pois a doença não apresenta sintomas. Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, a patologia não apresenta nenhum sinal. Na fase avançada, por sua vez, o paciente pode sentir vontade urinar com maior urgência e ter dificuldade nesta hora, ter dores ósseas, insuficiência renal e problemas no momento de levantar-se.
Segundo o urologista Dr. Elizer Narciso, do Hospital Santa Clara, a doença pode ser diagnosticada a partir de alguns exames. “Atualmente conseguimos identificar o câncer de próstata de diversas maneiras. Através do toque-prostático, que é um procedimento físico, o Antígeno Prostático Específico (PSA) livre e total, que é laboratorial, o ultrassom transrretal da próstata e RMN de próstata com bobina endorretal e biopsia prostática guiada por ultrassom, que são de imagem”, disse.
Alguns fatores de risco são: “histórico familiar, raça (os negros são mais propícios), alimentação (gordura trans, carnes e excesso de carboidratos), consumo exagerado do álcool, cigarro indiretamente, obesidade e uso de anabolizantes sem controle médico”, salienta o Dr. Eliezer.
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, comprovadamente ajuda a diminuir o risco de câncer, segundo o INCA.
É fundamental que os homens não descuidem da saúde, pois quando diagnosticada precocemente as chances de cura são de, aproximadamente, 90%.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dr. Elizer Narciso – Urologista
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O