O refluxo gastroesofágico (DRGE) é um distúrbio digestivo que acomete mais de 20% dos brasileiros. A doença causa queimação no estômago e pode evoluir para quadros mais sérios. Para esclarecer as principais questões sobre o refluxo, entrevistamos a gastroenterologista, Dra. Aline Pécora. Confira:
Por que o refluxo acontece?
O refluxo é o retorno do conteúdo do estômago (suco gástrico, ácido) para dentro do esôfago. Este órgão não tem revestimento de proteção contra o ácido do estômago, o que causa sintomas como azia, queimação, regurgitação e dor.
Quais as restrições de alimentos para quem tem a doença?
Alguns alimentos precipitam ou pioram os sintomas. São eles: excesso de condimentos, temperos, açúcar, bebidas gaseificadas, bebidas alcóolicas, cafeína, mentolados e alimentos gordurosos.
O que o refluxo pode causar na garganta?
O refluxo gastroesofágico também pode causar sintomas mais incomuns (atípicos) como tosse seca, rouquidão e sensação de ardência na garganta.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico prevê a pHmetria esofágica, mas a endoscopia digestiva alta é indispensável previamente. O diagnóstico dos sintomas típicos e atípicos é suspeitado após uma consulta médica bem feita.
Há como aliviar o refluxo na hora? E como é feito o tratamento?
Alguns antiácidos aliviam os sintomas, mas o melhor tratamento deve ser indicado pelo gastroenterologista, após consulta médica e exames necessários para cada diagnóstico.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O