RESPONSABILIDADE SOCIAL
PROJETO CORAL CLARA VOZ
O Coral Clara Voz e Orquestra Experimental Uberlândia, é grupo Instrumental de cordas friccionadas com instrumentos acústicos como violino, viola, violoncelo e contrabaixo, desenvolvido nas dependências da Escola Municipal B. Shopping Park, no Centro Comunitário Sal da Terra B. Shopping Park.
O projeto Orquestra foi idealizado pelo Hospital Santa Clara e o músico Ângelo M. Nascimento e teve início no Bairro Shopping Park em 2002. O objetivo era complementar a educação com a música, retendo o tempo livre das crianças ociosas, evitando a marginalidade, as drogas, a prostituição, a violência e outros males oriundos da ociosidade Infanto-Juvenil. Foram escolhidas as turmas do Ensino Fundamental I, com crianças de 6 a 10 anos de idades, começando assim o “Clara Voz”, tendo as atividades relacionadas à ludicidade e criatividade, utilizando os gêneros canto coral, bandinha rítmica e musicalização.
Nos anos de 2011/12, foi gravado um CD “Cantando pelo meu brasil”, apoiado pela Lei Municipal de Incentivo Cultura através do PMIC. Este CD trouxe um degrau de ascendência financeira para o grupo Clara Voz Vocal e Instrumental (Flauta Doce), obtendo a venda de 1.200 CD’s.
Com o resultado financeiro da venda dos CD’S, os valores foram aplicados na compra de 17 violinos, tendo em seguida no mesmo período a doação de mais 6 violinos por pessoas da comunidade Uberlandense, totalizando assim a quantidade de 23 violinos. No ano de 2013, iniciou-se as oficinas de Cordas Friccionadas de Violino, aliadas a um projeto do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli (CEMCPC).
Em 2013 contemplou 150 alunos da Escola Municipal do B. Shopping Park, participantes de aulas de musicalização, bandinha rítmica, flauta doce e canto coral. Destes tantos alunos, 60 alunos se firmaram no processo de estudo das cordas friccionadas – Violino, do restante de 90 alunos continuaram nas outras atividades musicais citadas. Nasceu então em 2014, o Projeto “Orquestra Experimental Bairro Shopping Park”, com o apoio do Hospital Santa Clara e da Prefeitura Municipal de Uberlândia, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura pelo ISSQN.
Ainda em 2014 e 2015, o projeto participou em mais de 50 eventos importantes na cidade de Uberlândia, tocando Flauta Doce e os instrumentos de Cordas Friccionadas, sendo estes eventos de cunho social e cultural na cidade de Uberlândia.
O projeto segue sendo realizado e beneficiando as crianças e adolescentes do bairro.
Acreditamos que o projeto se justifica, principalmente, pelo fato de que existe um grande crescimento de ensino dos instrumentos de cordas em nosso país, com maior representatividade e novos alunos interessados em lista de espera. Muitos deles não têm outra oportunidade de participarem de projetos ou eventos que os impulsionem, a serem bons estudantes ou a se profissionalizarem.
Sabendo que projetos culturais como este levam a possibilidade de ampliar valores pessoais para os participantes, é possível gerar motivação ao estudo e compreensão da atividade musical como oportunidade efetiva de inserção e inclusão social e de crescimento como cidadão brasileiro.