Uma das maiores preocupações na área da saúde para as festas de final de ano, é o exagero. Seja ligado a bebidas alcoólicas e alimentos pouco saudáveis.
Pensando nisso, é importante notar como esses exageros podem influenciar na saúde do fígado. Por isso, hoje queremos trazer a relação entre as festas de final de ano X doenças do fígado.
Desse modo, conversamos com o Dr. Aloísio Daher de Melo, clínico médico do Hospital Santa Clara; Ela irá falar sobre essa relação. Continue lendo para saber mais!
Os riscos dos excessos de fim de ano
Um dos primeiros pensamentos que temos no último ano do mês, é o famoso “vou enfiar o pé na jaca”, esquecer a dieta, todos os problemas e se entregar a todos os exageros. Dessa forma, ficamos mais suscetíveis a comer de forma errada e continuar com essas maneiras mesmo depois das festas já terem passado, como beber refrigerante todos os dias, consumir alimentos ricos em gorduras, entre outros.
Assim, é possível ter consequências muito mais graves do que uma ressaca ou azia no dia posterior.
“O fígado é um órgão muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Ele reflete como anda a nossa alimentação. Ou seja, se você exagera, não ingere coisas saudáveis e abusa do álcool, ele é o primeiro a dar indícios de que algo não vai bem. Sintomas como barriga inchada, dores abdominais, urina escura e pele amarelada são os primeiros sinais que podem ocorrer nesses casos”, explica Dr. Aloísio.
Além de que o consumo de bebidas alcoólicas nesse momento se torna algo comum, pois, as confraternizações, influenciam diretamente nesse consumo. Por isso, é importante alertar que: o álcool e as doenças do fígado estão diretamente ligados.
O que o álcool faz com o fígado?
Como dito no parágrafo anterior, o fígado é o órgão diretamente ligado à metabolização do álcool e gorduras no corpo. Por isso, o abuso do álcool pode deixá-lo sobrecarregado, inflamado ou inchado.
Há ainda a possibilidade do corpo começar a substituir o tecido saudável por tecido cicatricial – conhecido popularmente como cirrose – e sim, colocar a nossa saúde em risco. O problema é que não devemos nos preocupar somente com o álcool, alimentos com muita gordura também fazem partes dessa lista.
Alimentação em excesso e ricos em gordura no fim de ano
Que os pratos de final de ano são muito saborosos, estamos de acordo. Entretanto, eles possuem quantidades muito altas e até perigosas, de gorduras, sal e açúcares. Dessa forma, é preciso notar que o fígado, também faz a metabolização dessas gorduras.
Portanto, o excesso de gorduras saturadas contribui para o aumento de riscos de doenças no fígado, além de doenças cardiovasculares.
Outro ponto de extrema importância é controlar o consumo de todos os pratos que tem durante as celebrações. Alimentos em excesso sobrecarregam o sistema digestivo e ainda juntamos com bebidas alcoólicas, provocando má digestão, refluxo e dores abdominais.
Como se cuidar?
A melhor forma de se cuidar é realmente prevenir os excessos no final de ano. Equilibrar a alimentação mantendo o consumo de nutrientes.
Outro ponto importante é beber bastante água, mesmo que durante as festas. Nós já sabemos que o consumo de bebida alcoólica aumenta, portanto, alternar com água não só evita o mal-estar, mas também diminui o impacto negativo nos órgãos internos.
No mais, caso você tenha alguma doença ou tome algum medicamento específico é necessário solicitar orientações médicas. Caso você queira saber mais dicas e informações sobre a sua saúde, acesse mais conteúdos como este, e se quiser saber mais sobre o Dr. Aloísio Daher de Melo clique aqui.
Aloísio Daher de Melo
Clínico Médico
CRM: 17569
RQE: 6737
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O