A libido é o desejo ou impulso sexual que homens e mulheres possuem. Ela está vinculada a aspectos emocionais e psicológicos e esses fatores podem acarretar a diminuição desse desejo. A falta de libido é um problema muito recorrente nas mulheres e é considerada uma disfunção sexual, chamada de desejo hipoativo.
A ginecologista Dra. Márcia Heloísa Fogaça de Aguiar César, explica que a causa da falta de libido nas mulheres está relacionada, principalmente, a patologias sistêmicas como diabetes e tireoidipatias. Outros fatores são a depressão e o uso drogas depressoras do sistema nervoso central, como: antidepressivos e antipsicóticos. “Relacionamentos conflituosos de longa duração, rotina no relacionamento, falta de sedução e disfunção sexual do parceiro são outros fatores que podem desencadear a falta de desejo”, esclarece a especialista.
Outra causa que pode diminuir a libido nas mulheres é o uso da pílula anticoncepcional. Segundo a Dra. Márcia Heloísa, ela diminui o nível dos androgênios, que são os hormônios masculinos. “Caso isso aconteça, seu médico deve ser informado para que seja providenciada mudança da pílula ou estudada a indicação de um novo método contraceptivo”, alerta Dra. Márcia.
A disfunção de excitação acomete 30% das mulheres e pode prejudicar a saúde sexual em qualquer idade. “A atenção deve ser ampliada para as mulheres na pré e pós-menopausa, em razão das queixas de ressecamento e atrofia genital coexistente”, pontua a ginecologista.
A sexualidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um aspecto central da vida humana e, por isso, dificuldades nas relações afetivas e falta de desejo sexual devem ser discutidos para que as mulheres desfrutem de uma vida sexual mais saudável.
O desejo hipoativo é reversível e é sempre possível recuperar a libido. “É importante que seja feita uma boa investigação das causas da falta da libido para instituir o tratamento adequado, abrangendo até seguimento psicoterápico”, finaliza Dra. Márcia Heloísa.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O