Com as mudanças climáticas, a garganta é a primeira a demonstrar sintomas. Além da alteração no tempo, alergias, refluxo e o hábito de fumar podem ocasionar esse tipo de dor.
Por isso, é importante se hidratar e lubrificar a garganta, tomando bastante líquido, mesmo que haja algum incômodo para engolir.
De acordo com o otorrinolaringologista do Hospital Santa Clara, Dr. Alexandre Soares Fogaça de Aguiar, as sopas, chás, própolis, limão e mel podem ajudar a aliviar o desconforto e hidratar o paciente.
Qual o momento certo de procurar um especialista quando se está com dor de garganta?
Quantas vezes já falamos: é só um dorzinha de garganta, não é mesmo?! E, por não darmos tal importância é muito importante prestar atenção nos sintomas e duração dos mesmos.
Como explica o especialista: “procure um médico quando a dor não passa ou está aliada a presença de pus, febre, dor no corpo e dificuldade para abrir a boca. A maioria dos casos indica uma doença infecciosa (viral ou bacteriana) e de fácil tratamento”, finaliza o doutor.
Lembrando que gripe e resfriado são os tipos mais comuns de infecções virais. “A dor que dura mais de uma semana pode ter sido ocasionada por substâncias irritantes ou lesões como forçar a voz, baixa umidade, síndrome da fadiga crônica, drenagem nasal posterior ou algum corte causado ao engolir algo pontiagudo, como um ossinho ou espinha de peixe”, explica o Dr. Alexandre.
Dor de garganta x Coronavírus
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), alguns pacientes infectados pelo novo coronavírus podem se queixar de dor na garganta.
Por isso, como alerta o Dr. Alexandre “se a dor vier com algum outro sintoma de covid-19 é preciso buscar orientação medica”, orienta o otorrino.
Qual é o melhor tratamento?
O tratamento para a dor de garganta depende das causas. Por isso, é fundamental informar ao médico todos os sintomas durante a consulta. Somente um especialista é capaz de indicar os medicamentos necessários para o seu caso.
Além do mais, é muito importante seguir todas as orientações, tomando os remédios nos dias e horários indicados e manter o tratamento até o fim.
Quer saber mais? Clique aqui e veja os dados do Dr. Alexandre!
Dr. Alexandre Soares Fogaça de Aguiar
Otorrinolaringologista
CRM: 33493
4 Responses
Minha filha tava cripada teve febre e dor na carganta ficou boa de tudo menos da carganta o que eu faço pra ela fica boa da carganta
Dr eu sinto dor de garganta com frequência além da dor sinto como si estivesse uma coisa na garganta qui não desce fico preocupado oqui pode ser
eu sinto essa dor desde uns 3 meses e não passa
Meu filho sempre menos de 1 mês dar essa dor de garganta nele , febre dor no corpo sempre toma injeção direito ele tem apenas 5 anos isso vem acontecendo desde 1 ano