No Brasil, o dia 29 de Outubro é voltado à discussões sobre a psoríase. Segundo pesquisas, a doença costuma apresentar-se logo na infância, o que representa 15 % dos casos registrados.
De acordo com, a dermatologista do Hospital Santa Clara, Camila Laranjo Marques, a doença não tem uma causa específica, mas o estresse e a questão genética podem contribuir. “A psoríase é uma doença não contagiosa e que também não tem cura. Suas causas ainda não são definidas, mas fatores como estresse e a genética podem ocasionar o surgimento da doença. Além disso, pessoas com diabetes ou problemas relacionados à obesidade, também podem ter sintomas da doença.”, explica.
Camila também relata que a psoríase atinge, no geral, partes específicas do corpo, podendo se apresentar em diversos níveis em cada paciente. “Existem vários estágios da doença e, em geral, ela afeta membros como cotovelo, joelhos e couro cabeludo. O mais grave deles é aquele onde o paciente começa a queixar-se de problemas relacionados a estrutura dos ossos e deve ser investigado, pois a artrite pode aparecer em decorrência da psoríase.”, comenta a médica.
A médica nos lista alguns tratamentos que podem ser feitos quando o diagnóstico da psoríase é feito. “Além de medicação via oral, é indicado ao paciente também alguns cremes, para uso no local das lesões e um importante aliado no combate à doença é o sol, com banhos diários. Temos também a fototerapia também é indicada; ela consiste na exposição a uma quantidade de luz, que também ajuda amenizar os efeitos da psoríase.”
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dra. Camila Laranjo Marques
Especialidade: Dermatologia
CRM: 49045 CRM: 35326
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O