O reumatismo é o conjunto de doenças inflamatórias que causa dor, inchaço nas articulações, ossos tendões e músculos. Este problema compromete a qualidade de vida do paciente, pois limita a realização de diversas atividades do dia a dia.
A variedade de doenças reumáticas existentes impede uma definição que apresente adequadamente todas elas, pois os mecanismos causadores e os órgãos atingidos variam bastante.
O tratamento só pode ser indicado pelo especialista após uma análise individual, cada situação merece um acompanhamento individualizado. Crianças e adolescentes também podem sofrer de reumatismo, o que não é tão frequente, mas pode acontecer.
Em geral, a prática de atividades físicas, controle do peso e da inflamação pode trazer melhorias na qualidade de vida do paciente e evitar o agravamento da doença.
Uma alimentação saudável, com frutas e vegetais, sem dúvidas, podem auxiliar no tratamento do reumatismo. Alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios, como o azeite de oliva extra virgem com acidez menor que 0,5%, abacate, peixes, cereais integrais, além de aliviar os sintomas, serve como prevenção para quem ainda não tem reumatismo.
Ter uma vida ativa, alimentação adequada e praticar exercício físico faz toda a diferença no tratamento da maioria das doenças. São hábitos saudáveis que, quando colocados em prática, garantem uma melhor qualidade de vida.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O