No dia 14 de Setembro, comemora-se o Dia Mundial de Longevidade Saudável e segundo pesquisas, a população brasileira está envelhecendo em ritmo acelerado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), enquanto a quantidade de idosos no mundo todo vai duplicar até 2050, no Brasil ela irá triplicar.
No país, o percentual de idosos está atualmente em 12,5% e poderá chegar até os 30% na metade do século. Tendo em vista que a população está envelhecendo, precisamos discutir como está sendo envelhecer no país e quais os cuidados que essa população deve tomar, para obter uma longevidade saudável.
Em um gráfico, apresentamos a você as perspectivas para o ano de 2050, em relação a taxa de idosos no mundo:
Para o doutor Saadalah Azor Fakhouri Filho, geriatra do Hospital Santa Clara, alguns fatores são fundamentais para se chegar à terceira idade com qualidade de vida e eles se resumem em boa genética e dieta com poucas calorias. “Esses fatores aumentam a chance de uma vida mais longa, porém não garantem saúde. Para uma vida longeva e saudável é imprescindível hábitos de vida caraterizados por boa alimentação e atividades físicas regulares desde a infância”, explica o doutor.
Além dos fatores elencados pelo médico, devemos também nos atentar para os cuidados que devemos ter com a saúde em geral. “O cuidado com as doenças relacionadas ao aparelho circulatório diminuem também a probabilidade de doenças do cérebro e rins. Todas essas medidas em conjunto colaboram para uma vida mais longa e ao mesmo tempo saudável.”, finaliza o médico.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dr. Saadalah Azor Fakhouri Filho
Especialidade: Geriatra
CRM: 40.075
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O