O período escolar é um dos momentos mais marcantes na vida dos pais e mães, entretanto pensar no início deste período para seus próprios filhos acaba gerando angústia e peregrinação em busca da melhor escola. Na hora da escolha, é preciso colocar na balança questões práticas, como transporte e preço, número de alunos por sala de aula, bem como informações de outras mães. As questões pedagógicas também são importantes, pois devem comungar com os ideais da família.
É importante que antes de procurarem respostas nos colégios pretendidos, os pais voltem suas atenções para dentro de casa e observem seus filhos. Prestem atenção no temperamento deles, potenciais, afinidades e limitações. Matricular uma criança criativa e sonhadora em um colégio cuja obsessão é o vestibular, porque os pais sonham em vê-la estudando numa faculdade pública, pode ser arriscado e causar diversas crises de ansiedade e até depressão.
O pediatra do hospital Santa Clara, Melicégenes Ribeiro Ambrósio, orienta que sobre a idade ideal para introduzir a criança na escola e sobre isso, tece as seguintes considerações: "Se for em escola formal, pode ser entre 5 anos e meio e 6 anos. Já em creches ou escolas infantis o ideal é acima de 2 anos. Entretanto, caso a família tenha necessidade em função do trabalho, poderá matricular a criança na creche após quatro meses de idade, dependendo das necessidades da família. A escola é um espaço fundamental para trabalhar a socialização, pois ajuda na interação com outras crianças proporcionando novos conhecimentos. Culturas diferentes se misturam dentro das salas de aulas e isto acaba por contribuir na construção do caráter individual”, afirmou Dr. Melicégenes.
No momento de fazer a escolha definitiva o que vai fazer a diferença é a opinião de outras mães. "Visite a escola e se informe com outras mães que possuem crianças na mesma, além disto, reserve um tempo para observar a estrutura física do local e o número de crianças por turma", disse o pediatra.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dr. Melicégenes Ribeiro Ambrósio
Especialidade: Pediatra
CRM: 6640 RQE: 1405
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O