Exames de rotina são indispensáveis para manter a saúde em dia. Homens e mulheres devem fazer, anualmente, um check up médico, que nada mais é do que uma bateria de exames que dá um diagnóstico detalhado acerca do funcionamento das funções do organismo. Para o cardiologista do hospital Santa Clara, Anderson Silveira Duque, "essa abordagem consiste em uma avaliação médica ampla, envolvendo as partes cardiovascular, urológica, ginecológica, osteomusculares, oftalmológica, gastrointestinal e nutricional."
Os exames solicitados irão depender da faixa e etária e dos fatores de risco do paciente. "A avaliação clínica deve ser multissistêmica. Dessa forma, a consulta com um generalista pode ser mais apropriada. Caso haja problemas específicos, como por exemplo histórico de infarto, nesse caso o especialista cardiologista estaria mais indicado", disse o cardiologista Anderson.
O aconselhável é manter uma periodicidade anual, porém, em alguns casos, este tempo pode e deve ser menor, como, por exemplo, em indivíduos portadores de hipertensão, colesterol alterado e diabetes, evitando que essas patologias se agravem. O check-up é considerado uma das pontas da medicina preventiva, com o objetivo de detectar doenças em estágio inicial.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dr. Anderson Silveira Duque
Especialidade: Cardiologia
CRM: 61707 RQE: 36802
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O