A ceia de Natal não precisa ser um banquete de muitas calorias. Dá para substituir alguns ingredientes das receitas tradicionais e tornar a ceia saudável e nutritiva. Por exemplo, as frutas frescas como banana, abacaxi, ameixa, manga, maçã e laranja podem substituir sobremesas ricas em calorias e também deixam a mesa de Natal mais bonita e colorida.
Esta dica é da nutricionista Carolina de Pádua, do Hospital Santa Clara. Para ela quanto mais frutas e castanhas tiver o jantar de Natal, mais nutritivo vai ficar. “Sempre é possível fazer uma ceia mais saudável sem perder o sabor”, disse Carolina.
A nutricionista ainda recomenda a versão com frutas do tradicional Panetone. “Natal sem panetone, não é Natal! Para comer essa delícia sem comprometer a balança, opte pela versão com frutas cristalizadas ao invés do chocotone. Coma devagar, com tranquilidade e não encha muito o prato. E lembre-se de que o mais importante é confraternizar com a família e os amigos.”
Confira abaixo mais algumas orientações da nutricionista Carolina de Pádua para manter a alimentação saudável durante a comemoração de Natal:
Não exagere nos petiscos, prefira patês à base de iogurte natural e utilize atum, alho, cebola, ricota, além de ervas e especiarias.
Dê preferência para carnes brancas assadas ou grelhadas, como peru ou peixes e evite tender, pernil e lombo. Faça o molho agridoce com laranja, abacaxi ou maracujá.
Substitua o arroz branco por arroz integral. Eles podem ser feitos com cenoura, vagem, brócolis ou outros vegetais, que darão cor e um sabor especial.
Evite excesso de bebida alcoólica, se possível tome apenas a taça do brinde.
Se a rabanada for indispensável na ceia da sua família, opte por prepará-la no forno.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Carolina de Pádua
Especialidade: Nutricionista
CRN: 9 4735
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O