Para quem quer apreciar a ceia de Ano Novo junto aos familiares e amigos sem abrir mão de comer bem, nem arriscar a saúde, é importante ter atenção e seguir algumas dicas. Os cuidados podem começar já no café da manhã do dia 30 ao optar por frutas e pães integrais, fazendo uma refeição mais leve.
Já durante a ceia, para evitar o exagero, comece a refeição pela salada. Cenoura em palitos, alface americana, tomate, rúcula, pepino e carpaccio de abobrinha e berinjela são sugestões nutritivas e com baixas calorias. Segundo o cardiologista do hospital Santa Clara Cléber Augusto de Oliveira Souza, saladas, em geral, são ótimas opções para a ocasião.
Para o cardiologista um dos alimentos comumente consumidos na ceia de Ano Novo acaba se tornando um aliado à saúde. “As castanhas são excelentes escolhas, pois aumentam o colesterol bom, o que faz muito bem ao coração. Além disto, o vinho, que também é muito apreciado nesta época, ajuda no controle da pressão e contribui para o bom colesterol.
O cardiologista Cléber alerta que tudo deve ser consumido com moderação. “Por exemplo, no caso das castanhas apesar de aumentarem o bom colesterol, elas são extremamente calóricas. O vinho, também, deve ser consumido com cautela.”
Alguns alimentos devem ser evitados como saladas preparadas com maionese para evitar contaminações devido a problemas de refrigeração. Segundo Cléber a atenção deve ser redobrada com as gorduras presentes, principalmente, em carnes. “Se forem consumidas em excesso, podem causar males ao coração”, alerta o cardiologista.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dr. Cléber Augusto de Oliveira Souza
Especialidade: Cardiologia
CRM: 29012 RQE: 7076
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O