Atualmente, vemos muitas crianças que se divertem apenas dentro de casa com televisão, computador, etc. Para os pais, pode até ser mais cômodo e mais fácil de cuidar, mas é muito importante para o desenvolvimento infantil atividades ao ar livre. Não só habilidades físicas serão desenvolvidas, mas também a parte emocional, a criatividade e até a imunidade delas vão melhorar.
Se a atividade for com a companhia dos pais, melhor ainda. Esse contato estreita laços afetivos e ajuda no desenvolvimento cognitivo e social dos filhos. A prática de atividades ao ar livre vai trazer diversos benefícios: estimula criatividade, a autonomia, desenvolve a coletividade e traz a importância do contato com a natureza. Por isso, é bom que seja um espaço com bastante área verde. É certo que vão ocorrer alguns arranhões, tombos, roupa suja, mas isso também tem um lado positivo no desenvolvimento da criança
Ainda sobre os benefícios, o momento de lazer a céu aberto traz às crianças a redução de peso, evitando assim, a obesidade, que geralmente vem acompanhada de uma série de doenças. A integração social da criança também é beneficiada por estes momentos, afinal, no parque é possível a interação com crianças de diferentes idades e o conhecimento de novas brincadeiras.
Até os tombos são de grande aprendizagem nesta fase da vida. A criança fica mais consciente do que pode ou não pode fazer. Existem várias situações que a criança terá autonomia para escolher o que fazer ou não, adquirindo então a capacidade de lidar com as adversidades da vida, o que continuará acontecendo em todas as idades.
Sugestão de brincadeiras
Jogos com bolas permitem maior interação entre as crianças de todas as idades e podem ter a participação dos adultos também. Brincadeiras como corrida e pique-esconde melhoram a coordenação motora e estimulam a criatividade dos pequenos. Soltar pipa, pular corda e cantar juntos pode trazer boas risadas e momentos especiais.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O