A mais recente Pesquisa Nacional de Saúde Pública, que foi publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou que 20,8% da população adulta brasileira está obesa. Isto significa que 26 milhões de pessoas apresentam fator de risco para várias doenças, visto que a obesidade atrai uma diversidade de problemas de saúde.
A causa mais importante da obesidade é que, com a vida corrida, cada vez mais as pessoas passam a substituir os alimentos tradicionais (arroz, feijão, carne e saladas) por processados e congelados (pães, biscoitos, refrigerantes). O estilo de vida sedentário também faz com que o corpo não queime as calorias necessárias, levando ao seu acúmulo sob a forma de gordura.
O problema da obesidade afeta todas as faixas etárias e níveis de renda, mas acomete principalmente as mulheres. As pessoas estão consumindo cada vez mais alimentos ricos em gorduras e açúcar, o que deixa o organismo mais lento e, por não praticar atividade física, acabam acumulando a energia fornecida pela dieta desbalanceada.
Outro fator que pode contribuir para o desenvolvimento da obesidade é a genética. Apesar da genética interferir na formação da gordura corporal e no metabolismo, este fator não é determinante para o desenvolvimento da obesidade.
O primeiro passo para tentar mudar esta realidade é iniciar alguma atividade física e mudar a alimentação. Alimentos mais naturais e crus são fundamentais para manter a saúde. Hipertensão, diabetes, síndrome do fígado gordo, apneia do sono e colesterol são algumas das doenças associadas à obesidade. Para evitar tudo isto, procure um especialista que possa auxiliar nesta perda de peso. Tudo deve ser analisado e feito de acordo com a sua necessidade. A parte metabólica, hormonal e a alimentação devem ser alinhadas com profissionais capacitados para isto.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O