Quando se fala em vacinação, logo vem a mente imagens de crianças fazendo caretas ou correndo dessa atividade. Porém, os inúmeros benefícios que ela traz devem ser considerados pelos pais. Em nosso país, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 milhões de doses são distribuídas todos os anos.
De acordo com a pediatra do Hospital Santa Clara, Dra. Letícia Alves Silva, a vacinação é um dos maiores avanços da medicina e possui vários benefícios. “A vacinação é um dos maiores avanços da medicina e da saúde pública mundial sendo um serviço preventivo que visa estimular o sistema imunológico produzindo anticorpos para proteger o organismo contra inúmeras doenças, virais ou bacterianas”, comenta.
Além disso, a pediatra explica que as crianças, em especial, devem ser vacinadas e seguir todo o calendário proposto, para evitar doenças. “Todas as crianças devem ser vacinadas, uma vez que o sistema imunológico ao nascimento não está formado, gerando suscetibilidade maior em contrair doenças.”
Dra. Letícia alerta aos pais que nenhuma vacina previne 100% das doenças ou é 100% segura e os pais devem ficar atentos a possíveis efeitos colaterais que elas podem causar. “Algumas crianças podem apresentar efeitos colaterais após algumas vacinas que, geralmente, são raros e leves, tais como, febre, dor e vermelhidão local, porém os benefícios superam os riscos. Muitos pais ainda têm receio em vacinar os filhos, seja por medo das reações e até por fatores religiosos”, afirma a médica.
Para os pais que tem algum receio em vacinar os seus filhos, a pediatra explica que todo o processo de vacinação é seguro e as vacinas são avaliadas, antes de irem ao mercado. “É importante frisar que todas as vacinas licenciadas são antes avaliadas e monitoradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. São indiscutíveis os benefícios da vacinação, pois através dela é possível o controle e até mesmo a erradicação de moléstias além de ser menos dispendioso e mais fácil prevenir uma doença do que trata- lá”, finaliza.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dra. Letícia Alves Silva
Especialidade: Pediatra
CRM: 43465
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O