Uma das preocupações das gestantes é, com certeza, em relação a amamentação. Durante a gravidez há toda uma preparação para a mulher conseguir dar de mamar nos primeiros minutos de vida da criança. O leite materno é recomendado para os bebês até, no mínimo, seis meses. Além de trazer inúmeros benefícios para o filho, a amamentação também traz vantagens para as mamães.
De acordo com a pediatra do Hospital Santa Clara, Dra. Luana Pécora Ribeiro, o leite materno tem em sua composição a quantidade ideal de proteínas, vitaminas e ferro, sem mencionar os anticorpos maternos, que protegem os bebês de várias doenças no início da vida. “O leite deve ser o único alimento da criança até os seis meses, depois disso deve-se introduzir outros alimentos (saudáveis) e manter o aleitamento, até os dois anos de idade ou mais, segundo as recomendações do Ministério da Saúde”, afirma a médica.
Ainda de acordo com Dra. Luana, para as mães, existem inúmeras vantagens em amamentar. “Diminui o sangramento pós-parto, ajuda na recuperação do peso anterior a gestação e ainda é criado um vínculo entre a mãe e o bebê, estimulando o desenvolvimento neuropsicomotor”, afirma a pediatra.
Conforme dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 41% das mães já mantém a amamentação exclusiva até os seis meses de vida da criança, o dobro das taxas registradas nos Estados Unidos, Reino Unido e na China. Se a mãe estiver com dificuldades em amamentar, deve procurar o pediatra e grupos de apoio, além do banco de leite humano, que fica no Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Caso não obtenha sucesso, existem fórmulas específicas que se assemelham ao leite materno.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dra. Luana Pécora Ribeiro
Especialidade: Pediatra
CRM: 58265
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O