ParA insônia é um problema que atinge, aproximadamente 73 milhões de brasileiros, de acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS). E, a pandemia de covid-19 forçou a população a viver em confinamento trazendo outras consequências, como estresse, ansiedade e a famosa: insônia. Por isso, construir hábitos de dormir bem são importantes.
Pois, é durante o sono que o organismo desenvolve e produz vários hormônios e nos ajuda a manter uma boa saúde e qualidade de vida. Além disso, existem pessoas que, ao dormirem mal, sofrem alteração de humor durante o dia e uma sensação de cansaço e desgaste físico.
Por isso, para te ajudar a minimizar os problemas e voltar a dormir bem, conversamos com o Dr. Lauro Figueira Pinto, neurologista do Hospital Santa Clara para nos dar dicas importantes.
Confira!
-
Evite telas de aparelhos eletrônicos
Luzes coloridas como as telas dos eletrônicos atrapalham muito na qualidade do sono. Desligue esses aparelhos uma hora antes de dormir ou, pelo menos, ligue as funções “filtro de luz azul” e “não perturbar” já a partir das 20hs.
-
Siga uma rotina fixa
Para ter boas noites de sono, mantenha uma rotina fixa com uma hora certa para dormir e levantar todos os dias. Não deixe a quarentena bagunçar o seu relógio biológico.
-
Não deixe o sedentarismo vencer
Faça atividades físicas regularmente. Movimente-se dentro de casa, dance, faça alongamentos várias vezes ao dia.
-
Dê uma pausa nas notícias
Não fique lendo notícias sobre a pandemia a todo momento. Evite o excesso de informação para não ficar remoendo as preocupações na hora de dormir.
-
Boa alimentação
Não coma alimentos muito pesados à noite e nem jante muito tarde. Após às 16h evite cafés, refrigerantes, chocolates, açaís, energéticos, frituras, açúcares e alguns tipos de chás como: branco, verde e preto.
-
Organize seu quarto
Sim! Um quarto organizado pode fazer a diferença, por isso crie um local aconchegante e confortável para dormir.
Dê adeus a insônia! Crie esses hábitos e, caso perceba que ainda assim ela continua, procure um especialista para te ajudar com esse problema.
Pois, insônia por mais de duas semanas exige ajuda médica, pois pode se tornar um problema crônico. “O sono de qualidade é muito importante para fortalecer o sistema imunológico. Ao perceber qualquer tipo de distúrbio é importante relatar ao seu médico”, finaliza o neurologista, Dr. Lauro.
Quer saber como ter uma noite de sono tranquila? Marque sua consulta com o Dr. Lauro, aqui!
Dr. Lauro Figueira Pinto
Neurologista no Hospital Santa Clara
CRM: 45406 – MG
3 Responses
Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
frequência, para mais artigos como estes. Obrigada
Artigo maravilhoso, obrigado por postar, irei até retornar ao
seu site com mais frequência. Obrigada
Ótimo trabalho!
Parabéns, Gostei muito.
Tenha um ótimo dia!