Janeiro Branco é a campanha do mês de janeiro dedicada à conscientização quanto aos cuidados referentes à saúde mental. A ideia é mostrar que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, por isso, cuidados relacionados à saúde mental não podem ser deixados de lado.
Separamos alguns cuidados que podem parecer básicos, mas que muitas vezes não são levados a sério – o que, em algumas situações, pode fazer com que doenças psicológicas como depressão e ansiedade apareçam com mais facilidade.
1 – Vivendo uma vida mais offline
Nos tempos de internet, estamos muito acostumados a ficar praticamente o tempo todo online. Fazemos tudo pelo celular e sempre conversamos por mensagens. Inicialmente, não há problema nisso, visto que a tecnologia facilita nossa vida e nos ajuda a conseguir mais tempo hábil. Entretanto, se você passa tempo demais online, isso pode significar que você está sacrificando outras interações humanas (em longa escala, isso pode ser prejudicial para sua mente).
Além disso, quando em exagero, essa constância online pode aumentar o número de pensamentos negativos, por isso, é recomendado que o tempo diário online seja diminuído e que aparelhos eletrônicos sejam deixados de lado na hora de dormir.
2 – Priorizando o sono
Muitas pessoas subestimam o poder que boas noites de sono têm sobre nossa saúde. Dormir melhor significa viver melhor, porque as 7 / 8 horas diárias de sono ajudam não só na saúde mental, mas também na saúde física.
É durante o sono que nosso organismo consolida a memória e o aprendizado, repõe as energias, fortalece o sistema imunológico, restaura os tecidos, dentre outros benefícios.
3 – Valorizando o lazer
Construa seu tempo hábil de forma a conseguir aproveitar seus gostos pessoais com amigos, família ou até mesmo sozinho. Nenhum ser humano vive apenas de trabalho, e além das obrigações pessoais e profissionais, o lazer e a manutenção de hobbies são muito importantes.
É comum você observar discursos que colocam o lazer em um lugar negativo, como se se divertir fosse errado e “menos valioso” que o trabalho. Saber dosar os momentos do seu dia é muito importante para que sua mente não se sobrecarregue.
4 – Movimentando seu corpo
Aqui dizemos algo que muitas pessoas acham óbvio, mas mesmo assim ignoram. Movimentar seu corpo e realizar esportes é muito importante para sua saúde física, mas esta é uma medida que também ajuda sua mente em grande escala. Isso porque a realização de exercícios físicos melhora o humor e aumenta o bem-estar.
Mesmo se for difícil para você, tente. O ideal é começar aos poucos e depois ir se adequando ao esporte e/ou exercício físico que mais combina com você. A diversão e a saúde andam lado a lado nessa prática – o que garante uma melhor saúde mental.
5 – Procurando ajuda profissional
Foi-se o tempo em que o que se pensava era “terapia é só para quem realmente precisa”. Se você ainda pensa assim, está de hora de mudar a visão. A ajuda psicológica profissional é muito importante para todos, porque a pessoa que estudou para isso saberá não só te apoiar nos momentos difíceis, mas também oferecer soluções para seus problemas mais íntimos.
Ter acompanhamento profissional é muito importante para entender melhor questões de sua vida, assim como para fortalecer o autoconhecimento. A terapia salva vidas!
O Janeiro Branco é um movimento que existe para permitir com que as pessoas entendam a importância de cuidar da saúde mental. Mantenha hábitos que ajudam nesse ponto e lembre-se: busque ajuda profissional sempre que necessário.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro sobre dicas de saúde e bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Janeiro Dourado: praticar exercícios físicos é cuidar de você
Você com certeza já deve ter ouvido falar que fazer algum tipo de exercício físico
5 dicas para cuidar da saúde mental neste Janeiro Branco
Janeiro Branco é a campanha do mês de janeiro dedicada à conscientização quanto aos cuidados
Dezembro Laranja – Os perigos do câncer de pele em um país tão quente
O Brasil é um país tropical, por isso, a população enfrenta altas taxas de temperatura